Bispo do Porto: “as novas gerações têm medo do matrimónio e da família

No Dia Diocesano da Família, o bispo do Porto alertou para o perigo da “informalidade das relações” que pode revelar “fragilidade” no compromisso. Numa celebração com mais de mil casais, D. Manuel Linda sublinhou o testemunho de cada um, frisando que “vale a pena apostar na família”

Mais de mil casais confirmaram o seu amor numa celebração que teve lugar no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira e que foi presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto no domingo 4 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade.

“Abraça o Matrimónio como presente de Deus” foi o tema da 22ª edição do Dia Diocesano da Família (DDF), organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) do Porto e que decorreu na cidade do móvel. Uma Eucaristia que reuniu os casais da diocese do Porto que em 2023 completam 10, 25, 50 e 60 anos de matrimónio.

A Missa teve a animação litúrgica de elementos dos coros das paróquias de Raimonda, Freamunde, Penamaior e Codessos, com a direção de Luís Santos e apoiada numa grande variedade de instrumentos musicais que apresentaram vibrantes arranjos orquestrais.

Foi uma celebração intensa de sentimentos e de profunda ação de graças. Na sua homilia, D. Manuel Linda saudou todos os casais presentes assinalando os anos vividos em compromisso familiar. “O amor persistiu não permitindo a separação”, afirmou.

“Valeu a vossa jura de amor?”, perguntou D. Manuel Linda aos casais pedindo que cada um deve procurar a sua resposta, sendo certo que todos os casais que completam tantos anos de percurso matrimonial revelam o testemunho de que “vale a pena apostar na família”. “Dou-vos os parabéns”, declarou.

Segundo o bispo do Porto, “as novas gerações têm medo do matrimónio e da família”, parecendo vigorar uma certa “informalidade das relações” revelando um certo registo de “fragilidade”.

Para D. Manuel Linda “grande parte dos sonhos de Deus realizam-se na família” e invocou as palavras de S. Paulo que na liturgia daquele domingo nos dizia para sermos “alegres” trabalhando pela “perfeição”. “Animai-vos uns aos outros, tende os mesmos sentimentos, vivei em paz”, pede o apóstolo na sua Segunda Epistola aos Coríntios.

Os casais que estiveram presentes nesta celebração receberam uma lembrança alusiva ao evento. Posteriormente, vão receber um diploma com uma bênção personalizada comemorativa.

RS