D. Pio Alves em Visita Pastoral a Covas, Lousada

Aconteceu de 26 a 30 de Janeiro a Visita Pastoral de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, à Paróquia de Covas (S. João Evangelista) no concelho de Lousada.

Durante toda uma semana, D. Pio Alves marcou presença no seio da comunidade cristã de Covas, sempre acompanhado pelo seu pároco, o padre António Teixeira, onde teve a oportunidade de verificar os ritmos e os costumes desta humilde terra.

Logo na quarta-feira de manhã, dia 26 de janeiro, D. Pio Alves contactou com as escolas, Jardim de Infância e Escola Primária. Estas são as mais pequenas de todo o concelho de Lousada: o Jardim de Infância conta com 12 crianças e a Escola Primária com cerca de 40 crianças, sendo que algumas delas são de freguesias limítrofes.

Após o almoço, percorreu as ruas da aldeia visitando os doentes “domiciliados” quer pela debilidade física e quer pelas idades avançadas. Este momento de encontro com “os da periferia” revelou uma comunidade atenta aos frágeis onde os vizinhos logo acusavam outros casais “fechados” em casa e a precisar de uma visita de alento e de ânimo. Com todas as precauções e cuidados que a covid-19 obriga, D. Pio Alves visitou 13 casas. Nesse mesmo dia o bispo auxiliar do Porto celebrou Eucaristia na Igreja Paroquial.

Na noite de quinta-feira 27 de janeiro, decorreu no salão paroquial uma assembleia de colaboradores da Paróquia; foi um momento de partilha das dificuldades e anseios, sonhos e alegrias dos vários grupos que asseguram o serviço à comunidade. Desde acólitos, catequistas, zeladoras, leitores, o coro e até o Juiz da Cruz, todos conversaram com D. Pio, apresentando o ministério que desenvolvem. Findas as partilhas, escutaram as orientações/sugestões do bispo auxiliar, no sentido de melhorarem ainda mais o bem que desenvolvem em favor de todos. A todos D. Pio Alves agradeceu pelo serviço que prestam à comunidade e deixou-lhes uma palavra de alento para que se vença esta fase crítica da pandemia e desafiou-os a renovarem os grupos e a não desistirem do bem que fazem.

Na sexta-feira dia 28 de janeiro D. Pio Alves visitou algumas empresas da área geográfica de Covas: duas Fábricas de confeções, o Cento Hípico, uma empresa de móveis e uma de Reboques “Pronto-socorro”. Para além do contacto com o trabalho quotidiano, D. Pio Alves agradeceu às empresas a consciência social que estas manifestam na vida das pessoas.

A manhã de sábado, 29 de janeiro, foi ocasião para o encontro com as autoridades civis nas instalações da Junta de Freguesia e de também de reunião com as Associações da terra, no salão do Centro Cultural e Recreativo de Covas. Para além desta Associação, do Presidente da Junta de Freguesia e seu executivo, estava também presente um grupo de Bombos formado apenas por mulheres, único em Portugal, em fase de se constituírem em Colectividade: as “Amigas da terra”.

Na “sala de cima”, deram as “boas-vindas” ao Sr. Bispo o Sr. Presidente da Junta, o Sr. Presidente da CCR de Covas e a Sr.ª Presidente das “Amigas da Terra” ao mesmo tempo que apresentaram as “suas” Instituições.

Na palavra que D. Pio Alves lhes dirigiu, frisou o papel aglutinador e importante que estas coletividades têm na sociedade e, sobretudo, na formação dos jovens, e agradeceu, em nome de todos, a colaboração que estas instâncias têm com a paróquia e as boas relações que existem e se cultivam uns com os outros.

Também tomou a palavra o padre António Teixeira para saudar os presentes e manifestar a disponibilidade de colaboração da Paróquia com as Associações e lembrar que é a fazer o bem que nos realizamos e somos felizes.

De seguida, no salão paroquial, o bispo auxiliar do Porto juntou-se aos pais e crianças da catequese com os respetivos catequistas, para uma pequena conversa. Houve lugar para os meninos fazerem algumas perguntas ao bispo, e alguns pais também aproveitaram para colocarem as suas questões.

D. Pio Alves salientou o valor que tem a catequese numa comunidade cristã, o papel e o lugar dos catequistas e o empenho que os pais devem manifestar no acompanhamento do crescimento na fé dos mais novos.

A Visita Pastoral concluiu-se com uma Eucaristia no domingo dia 29 de janeiro na Igreja Paroquial. Foi organizada uma procissão, encabeçada pelo grupo as “Amigas da Terra” que faziam soar os seus bombos, desde o salão paroquial até à Igreja, passando pela Capela da Nossa Senhora de Fátima a quem cantaram uma bonita canção dedicada à Mãe.

Foi uma celebração agradável e festiva, animada pelo coro paroquial e participada por um grande grupo de fiéis, onde se viveu verdadeiro ambiente de família de que é sinal esta comunidade de Covas.

O acontecimento desta Visita Pastoral manifestou o verdadeiro encontro do Pastor com o seu povo, deixando à comunidade o desafio de caminharem todos juntos por um caminho novo de esperança, fé e caridade.

(inf: padre António Teixeira)