JMJ 2023. D. Pio Alves alerta: “a verdade implica amar”

Celebração no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, contou com a presença de centenas de fiéis.

O belíssimo Santuário de Nossa Senhora da Assunção acolheu todos os que queriam estar perto dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), num abrigo que se fez imponente face ao forte temporal que se sentia em Santo Tirso, no domingo 23 de outubro.

Numa celebração que contou com a presença de centenas de fiéis, D. Pio Alves focou na sua homilia a importância da verdade. “Jesus diz-nos que o caminho para a verdade é o caminho da vida. A verdade implica amar, conhecer e testemunhar”, afirmou.

O bispo auxiliar do Porto presidiu à Eucaristia neste santuário mariano e exortou os jovens ao testemunho da verdade. “O testemunho resulta da verdade da nossa identidade. A verdade não abunda na vida em sociedade, não é fácil identificarmo-nos com Jesus porque estamos sujeitos às calúnias”, sublinhou.

Na presença da cruz peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani”, D. Pio Alves também os mencionou na homilia. “O peso da cruz é compatível com a alegria”, declarou.

A celebração aqueceu os corações dos presentes que rezaram e veneraram os símbolos com enorme comoção. O coro encheu o santuário mariano de vida e não se esqueceu de entoar o hino da JMJ no final da Eucaristia.

Presente nesta celebração, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, que lembrou aos jovens que já se podem inscrever na JMJ, à semelhança do que já fez o Papa Francisco neste domingo 23 de outubro na Praça de S. Pedro.

Após a Eucaristia, que contou com a presença de muitas vigararias da zona pastoral norte, dezenas de pessoas aproximaram-se dos símbolos para imortalizarem, numa fotografia, este contacto com a cruz e o ícone.

A peregrinação dos símbolos decorre na diocese do Porto até dia 30 outubro. Nesse domingo realiza-se a última eucaristia num santuário mariano, dessa vez no Seminário do Bom Pastor em Ermesinde.

MC/RS