JMJ 2023: símbolos contagiam gerações em Castelo de Paiva-Penafiel

Cruz peregrina e ícone mariano “Salus Populi Romani” estiveram num jogo de futebol em Castelo de Paiva.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estiveram, de 16 a 18 de outubro, na vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel, onde visitaram escolas e hospitais, para contentamento e adoração de todos.

Fiéis veneraram e participaram na vigília realizada após o término da missa presidida pelo D. Armando Domingues no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Momento de oração na Igreja do Sameiro encerrou o dia.

Na segunda-feira, 17 de outubro, a cruz peregrina e o ícone mariano percorreram várias escolas de Penafiel. Símbolos foram bem recebidos pelos jovens, que tinham o hino bem decorado e muita curiosidade pela JMJ.

Em todos os recintos escolares visitados houve a preocupação de explicar o significado da cruz e do ícone. Os símbolos também estiveram na Associação Empresarial de Penafiel, onde forma recebidos por jovens adultos.

De tarde foi vez de visitar a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE), onde, mais uma vez é de destacar o interesse dos alunos e o brio na preparação da receção dos símbolos.

Antes dos símbolos passarem para Castelo de Paiva, ainda foram ao Hospital Padre Américo. A cruz e o ícone permaneceram na entrada do hospital, onde foram admirados por doentes e profissionais de saúde.

Jogo de futebol com a presença dos símbolos em Castelo de Paiva

Já em Castelo de Paiva, os símbolos foram à câmara Municipal, antes de marcarem presença num jogo de futebol no campo do São Martinho.

A cruz e o ícone estiveram numa vigília de oração, que se sucedeu a um espetáculo com muitos fiéis.

Na terça-feira, 18 de outubro, os símbolos visitaram várias escolas de Castelo de Paiva. A peregrinação pela vigararia encerrou com um convívio no Monte de São Domingos. A cruz peregrina e o ícone mariano continuam a caminhada pela diocese na vigararia de Felgueiras.

Até 30 de outubro os símbolos da JMJ vão peregrinar na diocese do Porto. Depois serão entregues à diocese de Setúbal.