«Opção pelos pobres é prioritária da Igreja» - D. António Francisco dos Santos

Bispo do Porto foi eleito responsável da Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana

O bispo do Porto, novo presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana da Igreja Católica em Portugal, afirmou que a opção pelos pobres é “a prioritária” e que estes têm de ser “sujeitos e protagonistas de evangelização”.

“Temos sobretudo de encontrar nos pobres desafiadores e protagonistas evangelizadores de um mundo diferente, um mundo mais justo, mais coerente, que nos aproxime mas sobretudo mais irmãos e onde as distâncias e as diferenças entre aqueles que têm tudo e aqueles que não têm nada se possam esbater para sermos irmãos a vivermos nesta fraternidade evangeliza”, disse hoje D. António Francisco dos Santos à Agência ECCLESIA.

Mais

Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios quer que temática do discernimento seja «relevante» no Sínodo 2018

D. António Augusto Azevedo evoca dimensão «mais profunda» de cada pessoa

O novo presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios da Igreja Católica em Portugal afirma que o organismo quer que a questão vocacional seja “muito relevante” no Sínodo dos Bispos 2018 e tenha eco nacional.

D. António Augusto Azevedo disse à Agência ECCLESIA que “tem havido todo o cuidado, atenção, desde logo nas intervenções do Papa Francisco” para que a “questão do discernimento vocacional” esteja presente.

Neste contexto, o bispo auxiliar do Porto espera que o debate em curso a nível global tenha “reflexos depois a nível das vocações” em Portugal.

Inauguração da primeira exposição temporária do Paço Episcopal do Porto

Inauguração da exposição de pintura “A INVICTA e a Monumentalidade Nasoni”, da autoria de Álvaro Mendes.

A inauguração decorrerá no atrium do Paço Episcopal do Porto, no dia 28 de abril, às 18h00.

“A INVICTA e a Monumentalidade Nasoni” está patente ao público até ao dia 03 de junho de 2017, das 09h00 até às 18h00, encerra às quartas-feiras e domingos.

Assembleia Renovamento Carismático Católico do Porto - 28 a 30 de abril

Decorre entre os dias 28 e 30 de abril, na Casa Diocesana de Vilar,  a XLII Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático, este ano sob o tema "Com Maria renovai em vós a Graça do Pentecostes".

O encontro reúne diversos grupos de toda a Diocese e tem como orador convidado o Pe. Norberto Brum. A missa do dia 30 de abril será presidida pelo Bispo do Porto.

+informações: www.rccporto.com

Inauguração do restauro dos Órgãos Históricos da Catedral do Porto

Inauguração no sábado 29 de abril, às 18 horas.

Os órgãos históricos da capela mor da Sé do Porto, datados do século XVIII, com alterações nos séculos seguintes, foram objeto de restauro que se conclui neste abril, após cerca de dois anos de intervenção.

Em causa estão dois órgãos de tubos que convivem frente a frente num templo classificado como Monumento Nacional, sendo um designado como “órgão do evangelho”, à esquerda para quem está de frente para o altar, e outro como “órgão da epístola”.

Festa Missionária - 30 de Abril

Celebração Festiva da Missão, no dia 30 de Abril às 15.00H na Sé catedral do Porto, presidida pelo Bispo do Porto.

PROGRAMA DA FESTA MISSIONÁRIA

14.30 – Acolhimento na Sé Catedral

15.00 – Eucaristia na Sé

16.30 – Festa no Terreiro da Sé

18.00 – Compromisso e envio missionário pelo bispo diocesano Encerramento

+ informações: www.missoesporto.wordpress.com

Ciclo de conferências sobre os 500 anos da reforma protestante

A Fundação SPES promove, de 02 de maio a 04 de julho, um ciclo de conferências sobre os 500 anos da reforma protestante iniciada por Martinho Lutero.

A primeira conferência realiza-se na Casa da Torre da Marca, no dia 02 de maio, às 21h00, tem como orador Francisco Ribeiro da Silva, professor da Universidade do Porto, e tem como tema «A Reforma e a História. Lutero: O reformador e a sua época».

O órgão da Igreja de São Lourenço - Ciclo de Recitais

Quinta-Feira, dia 18 de Maio - 19.00 - Igreja de S. Lourenço (Grilos) - Porto

5º Concerto do Ciclo "O Órgão de S. Lourenço"

Recital de órgão e flautas históricas pelo Ludovice Ensemble