Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019

Decorre de 18 a 25 de janeiro a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sob o tema Procurarás a justiça e nada mais que a justiça. O Porto acolhe este ano a celebração nacional, que terá lugar no dia 25 de janeiro na Igreja Ortodoxa Russa (Rua Alexandre Herculano, 123, Porto)

- Para mais informações, visitar o site: www.ecumenismoporto.org

Guião preparado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

“Procurarás a Justiça e nada mais do que a justiça” Deuteronómio 16, 18-20

A semana de oração pela unidade dos cristãos, realizada em todo o mundo, há mais de 100 anos, entre os dias 18 e 25 de janeiro, foi este ano preparada pelos cristãos da Indonésia, país que tem a maior população muçulmana e onde cristãos de diversas confissões constituem uma minoria, representando 10% da população.

Pacificados pacificadores

(Mensagem 17)

Quem vai a Roma, não deixará de visitar a “Ara Pacis”, no “Campo Marzio”. Trata-se de um belíssimo altar que Augusto dedicou à deusa “Paz”, no ano 9 a.C., para comemorar a sua vitória na famosa batalha de Azio, sobre o seu rival António. Essa adoração à “Paz” seria mesmo imposta a todo o império: é a célebre “Pax Romana”.

A deusa aparece-nos representada com a cornucópia ou «vaso da abundância», o pequeno Pluto, símbolo da riqueza, e um ramo de oliveira, expressão, em todas as culturas pós-bíblicas, da boa harmonia entre a divindade e a humanidade e vice-versa.

Órgão de São Lourenço - 3º ciclo de recitais

O Seminário Maior do Porto, Museu de Arte Sacra e Arqueologia, apresenta a partir de 24 de janeiro de 2019, a 3.ª edição do ciclo de órgão na igreja de S. Lourenço (dita também dos Grilos), Porto. O ciclo, sob orientação do reitor do Seminário, P. José Alfredo Ferreira da Costa, tem a direção artística de Fernando Miguel Jalôto.

O primeiro concerto, tendo como tema, na Semana da Unidade, precisamente a Unidade dos Cristãos, apresentando “Música Católica e Luterana na Alemanha seiscentista”, dos compositores J. H. Schmelzer (1623-1680), J. H. Biber (1644-1704), D. Buxtehude (1637-1707), G. Muffat (1653-1704),G. Böhm (1661-1733), apresentada pelo Ludovice Ensemble, no dia 24 de janeiro de 2019, com início às 19h.

Jornadas de Teologia 2019 - O Evangelho da Família em Tempos de Mudança

“O nosso ensinamento sobre o matrimónio e a família não pode deixar de se inspirar e transfigurar à luz deste anúncio de amor e ternura, se não quiser tornar-se mera defesa duma doutrina fria e sem vida.
Com efeito, o próprio mistério da família cristã só se pode compreender plenamente à luz do amor infinito do Pai, que se manifestou em Cristo entregue até ao fim e vivo entre nós. Por isso, quero contemplar Cristo vivo que está presente em tantas histórias de amor e invocar o fogo do Espírito sobre todas as famílias do mundo”

(Amoris Laetitia, n. 59).

Programa dia 4 a 7 de fevereiro de 2019

Tomadas de posse de Conselhos Paroquiais para os Assuntos Económicos

Pastoral Grande Porto:

Vigararia de Gondomar: 16 de Janeiro, às 21h30, em Valbom

Vigararia da Maia: dia 06 de fevereiro, às 21h30, no Centro Paroquial do Bom Despacho.

Vigararia de Matosinhos: dia 25 de janeiro, às 21h30, no Centro Pastoral de Leça da Palmeira.

Vigararia de Porto Nascente: dia 17 de janeiro, às 21h30, na cripta da igreja de Paranhos.

Vigararia de Porto Poente: dia 22 de janeiro, às 21h30, na Casa Diocesana de Vilar.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (1038_Estatuto Conselho Economico 2012.pdf)Estatutos
 Estatutos Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos
Fazer download deste arquivo (Modelo_Ata tomada de posse_ConselhoEconomico.doc)Modelo_Ata tomada de posse_ConselhoEconomico.doc
 Ata tomada de posse Conselho Económico
Fazer download deste arquivo (Modelo_Juramento de Fidelidade_Conselho Economico.doc)Modelo_Juramento de Fidelidade_Conselho Economico.doc
 Juramento de Fidelidade Conselho Económico

29ª Jornada Diocesana da Pastoral Familiar

Toda a comunidade diocesana está convidada e, de modo especial, todos os agentes da pastoral que incluem nas suas preocupações a Família, nas suas múltiplas facetas. Não nos cansemos de motivar e mobilizar todos a participar!

Continuando a Jornada anterior, refletiremos sobre a Encíclica Laudato Si, que nos convida a uma ecologia integral, que reponha o homem e a sua relação com o mundo em consonância com os desígnios do Criador.

Nesta Jornada queremos refletir sobre a situação da Terra e dos que nela habitam, conhecer algumas boas práticas do cuidado da casa comum e encontrar propostas concretas de atuação na vida familiar, social e eclesial.

Deste modo, como discípulos missionários, aprendemos a cuidar melhor da “casa comum” e fazemos da alegria do Evangelho a nossa missão, ao serviço de cada pessoa e de todas as pessoas.

Programa:

Ano Novo no Encontro Europeu de Taizé em Madrid

D. Manuel Linda, bispo do Porto, esteve presente em Madrid e sublinhou o clima de oração e a vivência prática do acolhimento e da hospitalidade. A capital espanhola acolheu largos milhares de jovens no 41º Encontro Europeu da Comunidade de Taizé.

Muitos milhares de jovens tiveram uma passagem de ano em partilha, convívio e oração. Juntos na Peregrinação da Confiança sobre a Terra que já percorreu tantas outras cidades europeias nas últimas décadas. Em Madrid foram 170 paróquias e milhares de famílias a abrirem as suas portas com o espírito de acolhimento que caracteriza estes encontros.

Consultar Arquivo