Diocese do Porto
Nota pastoral - Orientações para a pastoral familiar na Diocese do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Notas Pastorais

Logo nos inícios do capítulo VIII da sua célebre exortação apostólica pós-sinodal “Amoris laetitia”, sobre o amor na família, o Papa Francisco escreve: “Aos pastores compete não só a promoção do matrimónio cristão, mas também o discernimento pastoral das situações de muitas pessoas que deixaram de viver esta realidade, para entrar em diálogo pastoral com elas a fim de evidenciar os elementos da sua vida que possam levar a uma maior abertura ao Evangelho do matrimónio na sua plenitude” (nº 293).

Em Portugal e no mundo, grande parte dos bispos diocesanos assumiram já esta tarefa pastoral. Agora, é chegada a altura de eu mesmo proceder a este dever de consciência eclesial. Faço-o depois de um longo percurso iniciado «nas bases»: o texto que se segue começou por ser produzido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, a quem se agradece, bem como o trabalho da sua reformulação gradual. Depois, passou por todos os órgãos de aconselhamento (Conselhos Episcopal, Presbiteral, Pastoral e de Vigários). É, portanto, fruto amadurecido do contributo de todos eles.

Mensagem Quaresma 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Mensagem Quaresmal de D. Manuel Linda, Bispo do Porto

Missão País: um projeto transformador para viver o serviço aos outros PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

O projeto católico “Missão País” decidiu agradecer o dom de Deus. Em março sucederam-se celebrações em Coimbra, Lisboa e Porto. Na Catedral do Porto, na Eucaristia presidida por D. Manuel Linda, o bispo do Porto pediu aos jovens universitários para evangelizarem as universidades, prestarem apoio aos estudantes Erasmus e a estarem atentos ao discernimento vocacional com vista a um empenho missionário e sacerdotal

A Catedral do Porto acolheu neste domingo dia 17 de março uma Missa de Ação de Graças organizada pelos jovens universitários que participam no projeto “Missão País”. Uma iniciativa que nos últimos dias decorreu também nas dioceses de Coimbra e Lisboa. O lema foi: “Chegou o momento de juntos agradecermos o dom de Deus”.

Mais

40 dias para chegar a bom porto: Cristo, porto da misericórdia e da paz! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - “A ALEGRIA DO EVANGELHO É A NOSSA MISSÃO”

A pouco mais de um mês do início da Quaresma, apresentamos, em linhas gerais, a proposta diocesana do nosso caminho para a Páscoa 2019.

Em coerência com o Plano Diocesano de Pastoral 2018/2019, também agora o profeta Jonas nos servirá de inspiração, como figura paradigmática da nossa necessária conversão espiritual, pastoral e missionária. Jonas é um convite a descobrir, na travessia da itinerância, o movimento do coração que, paradoxalmente, precisa de sair para poder permanecer, precisa de mudar para se poder manter fiel.

O itinerário quaresmal, com os seus quarenta dias, encontra na figura, na mensagem, no percurso e na própria conversão de Jonas, um evidente e especial significado de urgência de salvação, de necessidade imperiosa de arrepiar caminho, pessoal e pastoral, no sentido missionário de fazer chegar a todos a alegria do Evangelho, com a oferta e na esperança da misericórdia divina.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (40 dias para chegar a bom porto_v_7_fevereiro.doc)Quaresma 2019
 word - V2
Fazer download deste arquivo (40 dias para chegar a bom porto_v_7_fevereiro.pdf)Quaresma 2019
 PDF - V2
Fazer download deste arquivo (Anexo_tabelas_semanas_quaresma.zip)Tabelas - semanas/quaresma

Fazer download deste arquivo (brochura_quaresma18_v2-word.docx.zip)Brochura Quaresma
 Word
Fazer download deste arquivo (imagens_Quaresma.zip)imagens_Quaresma.zip

Fazer download deste arquivo (recursos_graficos_v2.zip)Quaresma 2019
 Recursos gráficos
Mais

Vigararia da Maia: Jornadas Missionárias PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Com um auditório quase completo, cerca de três centenas de pessoas ouviram a mensagem que o padre Adelino Ascenso – Superior dos Missionários da Boa Nova -, apresentou sobre a “Missão Ad Gentes”. Aconteceu no passado dia treze de março, no Auditório do Instituto Superior da Maia, organizado pela Vigararia da Maia. A exemplo do que tinha acontecido anteriormente com o bispo D. António Couto, as cristãs e os cristãos da Maia não se fizeram rogados – a noite estava fria -, e compareceram para mais esta jornada de reflexão sobre a missão.

<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 3