Diocese do Porto
Nota Pastoral PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Notas Pastorais

Dando cumprimento a uma muito feliz tradição, de mandar pintar e colocar no Paço Episcopal o retrato do Bispo do Porto quando cessa funções, procedemos à colocação na Sala Verde do Paço Episcopal da pintura/retrato do nosso muito saudoso e amado Bispo D. António Francisco dos Santos. Nesta Sala passam a figurar D. António Francisco dos Santos, D. Manuel Clemente, D. Armindo Lopes Coelho, D. Júlio Tavares Rebimbas, D. António Ferreira Gomes e D. Agostinho de Jesus e Sousa. Os retratos dos antecessores seguintes continuam nas salas contíguas.

A pintura é da autoria do mesmo artista que pintou D. Manuel Clemente e D. Armindo Lopes Coelho, o Mestre António Macedo residente em Vila Nova de Gaia.

Porto e Paço Episcopal,  13 dezembro 2017

+ António Taipa, Administrador Diocesano

+ Pio Alves, Bispo Auxiliar

+ António Augusto, Bispo Auxiliar

Solenidade da Imaculada Conceição PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2017

1 – Recordamos e preparamos a vinda do Senhor, celebramos a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, e ordenamos três Diáconos Permanentes.

Tudo converge em Jesus de Nazaré, que a Senhora concebeu e deu à luz por graça do Espírito Santo, que apaixonou e determinou a vida destes ordinandos. Esse Jesus que veio, vem e virá.

2 – “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. É a palavra que abre caminho à sua primeira vinda Jesus. É assim que Maria encerra este belo e pedagógico diálogo com o Anjo da Anunciação. Com Deus. Um diálogo entre Deus e a sua criatura. Um namoro. O objetivo é conquistar a amada para colaborar no projeto que tem concebido desde antes da criação do mundo, “escolheu-nos para sermos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença” , “predestinou-nos para sermos seus filhos adotivos por Jesus cristo” (Ef 1,4-5).

Mais

Caminhada de Advento | Natal – 2017/2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - “A ALEGRIA DO EVANGELHO É A NOSSA MISSÃO”

Caminhada diocesana para o advento e natal

Concretiza testamento pastoral de António Francisco

Movidos pela estrela que brilha no amor!

Em sintonia com o lema do nosso Plano Diocesano de Pastoral 2017/2018, “Movidos pelo amor de Deus”, propomos uma caminhada que seja isso mesmo: um movimento de saída, rumo ao Presépio de Belém, onde, na simplicidade de uma casa da periferia, entre uma mãe e um pai, cheios de fé e de amor, brilha a Estrela Maior, Jesus Cristo, o verdadeiro Sol Nascente, “cujos raios dão a vida” (Papa Francisco, Lumen Fidei, n.º 1).

E essa Estrela que brilha no amor move-nos na edificação de uma família e de uma comunidade, que brilha, no dizer do Papa Francisco, quando “quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”.

Mais

Concertos do tempo de Advento e Natal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Concerto solidário pelo Coro da Sé do Porto - 15 de dez.

A favor das vítimas dos incêndios de 15 de outubro, com o objetivo de angariar fundos para ajudar a construção de casas e empresas no concelho de Castelo de Paiva. Com Alexandra Costa, soprano, Luísa Barriga, mezzo –soprano, Ana Santos, contralto, João Terleira, tenor e José Corvelo, baixo. Coro da Sé Catedral do Porto, com a Orquestra Sine Nomine. Direção de Tiago Ferreira. Local: igreja de São Martinho da Sardoura, 15 de dezembro, 21h.

<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 2