Diocese do Porto
Pacificados pacificadores PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

(Mensagem 17)

Quem vai a Roma, não deixará de visitar a “Ara Pacis”, no “Campo Marzio”. Trata-se de um belíssimo altar que Augusto dedicou à deusa “Paz”, no ano 9 a.C., para comemorar a sua vitória na famosa batalha de Azio, sobre o seu rival António. Essa adoração à “Paz” seria mesmo imposta a todo o império: é a célebre “Pax Romana”.

A deusa aparece-nos representada com a cornucópia ou «vaso da abundância», o pequeno Pluto, símbolo da riqueza, e um ramo de oliveira, expressão, em todas as culturas pós-bíblicas, da boa harmonia entre a divindade e a humanidade e vice-versa.

Mais

29ª Jornada Diocesana da Pastoral Familiar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Toda a comunidade diocesana está convidada e, de modo especial, todos os agentes da pastoral que incluem nas suas preocupações a Família, nas suas múltiplas facetas. Não nos cansemos de motivar e mobilizar todos a participar!

Continuando a Jornada anterior, refletiremos sobre a Encíclica Laudato Si, que nos convida a uma ecologia integral, que reponha o homem e a sua relação com o mundo em consonância com os desígnios do Criador.

Nesta Jornada queremos refletir sobre a situação da Terra e dos que nela habitam, conhecer algumas boas práticas do cuidado da casa comum e encontrar propostas concretas de atuação na vida familiar, social e eclesial.

Deste modo, como discípulos missionários, aprendemos a cuidar melhor da “casa comum” e fazemos da alegria do Evangelho a nossa missão, ao serviço de cada pessoa e de todas as pessoas.

Programa:

Mais

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Decorre de 18 a 25 de janeiro a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sob o tema Procurarás a justiça e nada mais que a justiça. O Porto acolhe este ano a celebração nacional, que terá lugar no dia 25 de janeiro na Igreja Ortodoxa Russa (Rua Alexandre Herculano, 123, Porto)

- Para mais informações, visitar o site: www.ecumenismoporto.org

Guião preparado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

“Procurarás a Justiça e nada mais do que a justiça” Deuteronómio 16, 18-20

A semana de oração pela unidade dos cristãos, realizada em todo o mundo, há mais de 100 anos, entre os dias 18 e 25 de janeiro, foi este ano preparada pelos cristãos da Indonésia, país que tem a maior população muçulmana e onde cristãos de diversas confissões constituem uma minoria, representando 10% da população.

Mais

Ano Novo no Encontro Europeu de Taizé em Madrid PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

D. Manuel Linda, bispo do Porto, esteve presente em Madrid e sublinhou o clima de oração e a vivência prática do acolhimento e da hospitalidade. A capital espanhola acolheu largos milhares de jovens no 41º Encontro Europeu da Comunidade de Taizé.

Muitos milhares de jovens tiveram uma passagem de ano em partilha, convívio e oração. Juntos na Peregrinação da Confiança sobre a Terra que já percorreu tantas outras cidades europeias nas últimas décadas. Em Madrid foram 170 paróquias e milhares de famílias a abrirem as suas portas com o espírito de acolhimento que caracteriza estes encontros.

Mais

Jornadas de Teologia 2019 - O Evangelho da Família em Tempos de Mudança PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

“O nosso ensinamento sobre o matrimónio e a família não pode deixar de se inspirar e transfigurar à luz deste anúncio de amor e ternura, se não quiser tornar-se mera defesa duma doutrina fria e sem vida.
Com efeito, o próprio mistério da família cristã só se pode compreender plenamente à luz do amor infinito do Pai, que se manifestou em Cristo entregue até ao fim e vivo entre nós. Por isso, quero contemplar Cristo vivo que está presente em tantas histórias de amor e invocar o fogo do Espírito sobre todas as famílias do mundo”

(Amoris Laetitia, n. 59).

Programa dia 4 a 7 de fevereiro de 2019

<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>