D. Manuel Linda, bispo do Porto

D. Manuel Linda em entrevista à VP PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Bispos - D. Manuel Linda, bispo do Porto

Sociedade espera de nós “fidelidade ao estilo e aos gestos do Senhor”

O novo bispo do Porto, na sua primeira entrevista à VP, afirma que “simplicidade, afetividade, proximidade, misericórdia, carinho, respeito são as novas (e, porventura, únicas...) «armas» que a Igreja possui para enfrentar uma cultura que lhe é fortemente hostil”

Mais

15 de abril: entrada solene de D. Manuel Linda PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

D. Manuel Linda, bispo do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Mensagem à Diocese do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Bispos - D. Manuel Linda, bispo do Porto

Aos que, na consciência da fé, no desânimo da indiferença, na adesão a outras crenças ou até na oposição ao fenómeno religioso aspiram à felicidade pessoal e colectiva, edificam a sociedade humana na paz e na verdade e vivem ou são originários da área da Diocese do Porto

1. Ao longo da vida, tenho sido presenteado com surpresas tão agradáveis que nem sequer ousava esperar. Muitos chamarão a isso coincidência ou acaso. Eu, porém, acredito que é o Espírito de Deus quem conduz a história, não obstante a liberdade pessoal e até as resistências colocadas à graça. A minha nomeação para ir pastorear a Diocese do Porto, agora tornada pública, insere-se nestas felizes surpresas com que Deus tem urdido as teias da minha existência.

2. Ao Santo Padre, o Papa Francisco, agradeço esta prova de confiança. E renovo, solenemente, uma total fidelidade efectiva e afectiva. Igual agradecimento vai para o senhor Núncio Apostólico e para quantos apostaram no meu nome: como disse por alturas da minha ordenação episcopal, tentarei não defraudar a confiança.

Mais

Mensagem às Forças Armadas e às Forças de Segurança PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Bispos - D. Manuel Linda, bispo do Porto

“Não se deixa sem dor o que se possuiu com amor”

1. No exercício do seu dever de velar pelo bem de todas as dioceses do mundo, o Santo Padre, o Papa Francisco, acaba de me confiar uma nova tarefa: assumir a função de Bispo da Diocese do Porto. Trata-se de um pedido irrecusável: quer os militares e polícias, quer nós, pessoas da Igreja, sabemos bem o que é obedecer e a força moral de uma «guia de marcha» para onde os nossos superiores entendem que somos necessários.

2. Por este motivo, partirei, com gosto, para o trabalho apostólico numa grande diocese que muito amo e admiro. Não obstante, esta mudança de actividade gera no meu interior uma extensa mancha de nostalgia e de saudade, já que, os quatro anos passados no meio castrense criaram relações e enraizaram amizades que não se podem ignorar. Agora, compreendo melhor uma conhecida frase de Santo Agostinho de Hipona e que se aplica a mim próprio: “Não se deixa sem dor o que se possuiu com amor”.

<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 2