Faixa publicitária
Carta às Famílias 2009 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O que recebeis como “presente” de Deus Pai é o que tendes para presentear o próximo: a pessoa viva de Jesus Cristo, na força do seu Espírito e na caridade do seu coração. Recebê-lo e oferecê-lo é a vossa própria realização matrimonial, familiar e apostólica.

É verdade que os Doze Apóstolos “deixaram tudo” para seguir a Cristo e se tornaram testemunhas da sua ressurreição. Também sabemos que este serviço apostólico em sentido estrito continua na Igreja, através dos Bispos e dos seus cooperadores ordenados. Mas os primeiros relatos cristãos e a experiência bimilenar da Igreja mostram-nos que o anúncio vivo de Cristo é participado por muitos outros baptizados e crismados, que manifestam no mundo a graça específica desses sacramentos: a filiação divina e o testemunho do Evangelho.

Entre todos, têm lugar de grande relevo e oportunidade os casais cristãos, que o sacramento do Matrimónio transforma em sinais vivos do amor de Cristo e da Igreja: o amor que recebem de Cristo e entre si partilham é a própria substância de que vivem as suas famílias e que irradiam à sua volta, por vizinhos de perto ou mais longe.

O que tem sucedido neste sentido com a entreajuda espiritual e humana de muitos casais cristãos, espontaneamente ou através de movimentos de espiritualidade conjugal; o que vai crescendo em apostolado de casais e famílias, que se tornam evangelizadores de prédios, bairros ou países distantes; o maior envolvimento de casais nas várias formas de evangelização paroquial: tudo isto me leva, caríssimos casais católicos da Diocese do Porto, a convocar-vos para a Missão 2010. Sem vós, ela não se realizaria plenamente; convosco, ela será verdadeiramente eclesial, pois integrará as “Igrejas domésticas” que as vossas famílias são e hão-de ser ainda mais.

Relembro-vos o exemplo dos primeiros casais cristãos, biblicamente atestados, como é o caso de Áquila e Priscila, grandes colaboradores de São Paulo. Os Actos dos Apóstolos 18, 2 ss, dizem-nos que o acolheram em Corinto, proporcionando-lhe tecto e trabalho. Na Carta aos Romanos 16, 3-5, Paulo pede que os saúdem, com estes magníficos termos: “Saudai Prisca e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, pessoas que, pela minha vida, expuseram a sua cabeça. Não sou apenas eu a estar-lhes agradecido, mas todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que se reúne em casa deles”. Que a casa deste casal servia para a reunião dos primeiros cristãos também Paulo o refere na sua 1ª Carta aos Coríntios 16, 19. E que não se limitavam a acolher, mas também catequizavam, é atestado pelos Actos dos Apóstolos 18, 24-26, neste passo esclarecedor: “Entretanto, chegara a Éfeso um judeu chamado Apolo […]. Começou a falar desassombradamente na sinagoga. Priscila e Áquila, que o tinham ouvido, tomaram-no consigo e expuseram-lhe, com mais precisão, a ‘Via’ do Senhor”.

Roma, Corinto, Éfeso: - Onde não chegaria a “missão” deste casal cristão, colaborador de Paulo e dos primeiros evangelizadores! – E, se eles fizeram tanto na primeira missão, quanto não poderão fazer com eles os casais católicos da Diocese do Porto na Missão 2010!

Deixai-me contar convosco, prédio a prédio, bairro a bairro, paróquia a paróquia. Sei que o posso fazer, pelo dinamismo que tenho verificado em tantos de vós. Deixai-me – a mim e a todos os meus colegas sacerdotes da Diocese – contar convosco como Paulo pôde contar com Áquila e Priscila!

+ Manuel Clemente

Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, 27 de Dezembro de 2009

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Formato ICS (Google, Outlook, iCal, ...)
2017-08-21 15:07:09
Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário
2017-07-25 11:34:15
Texto
2017-07-20 17:35:49
Word
2017-07-20 17:35:10
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.