CONTINUANDO EM MISSÃO - Ano Pastoral 2010 / 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Propostas pastorais para a Missão - Setembro

AP2011

Para mais informações:

LINK

O ano pastoral 2010-2011 continuará a Missão. Antes de mais, porque ela se desenrolará até Dezembro, com as acções de referência preparadas pelos Secretariados Diocesanos e tudo o mais que as comunidades cristãs fizerem no mesmo sentido. Também porque os dois primeiros meses de 2011 serão dedicados à recolha e avaliação de quanto se fez desde Janeiro passado, o que é absolutamente necessário para obter a visão de conjunto e melhor detectar os “sinais dos tempos” que a Missão evidenciou, ou seja, as aberturas pessoais e colectivas às propostas evangélicas mais adequadas e urgentes. Daqui mesmo resultarão as prioridades diocesanas para os próximos anos, aliás integradas no reforço que as Dioceses portuguesas querem dar à “formação para a missão – formação na missão”.

Os meses seguintes poderão ser aproveitados nas Vigararias e outras instâncias pastorais para reproduzirem e incrementarem à escala local ou sectorial alguma acção conjunta de evangelização, na esteira do que a Missão Diocesana abriu e mostrou mais oportuno. Em todo o caso, a atitude missionária e evangelizadora definirá mais e mais a vida das comunidades, em torno da presença viva e vivificante de Cristo e alargando o seu Reino de caridade, justiça e paz, em crescente quantidade e qualidade, a todos os domínios sociais e culturais. Para isso existe a Igreja e assim se define a nossa Diocese, no melhor seguimento do que o Santo Padre nos disse na memorável Eucaristia de 14 de Maio último na cidade do Porto. A respectiva homilia deve ser retomada em todas as comunidades como texto-base de programação pastoral.

A par deste movimento geral de missão e nova evangelização, insistiremos sempre na capacitação carismática e ministerial da Igreja diocesana. Manteremos a oração pelas vocações, que de há dois anos para cá se tem redobrado nas nossas comunidades, com promissora adesão. Acolheremos sempre e agradecidamente a participação dos institutos religiosos no trabalho diocesano, segundo os respectivos carismas, o mesmo se dizendo dos movimentos reconhecidos. Dedicaremos a maior atenção e companhia aos Seminários diocesanos - Nossa Senhora da Conceição (Sé), Bom Pastor e Redemptoris Mater -, bem como à pastoral vocacional e ao Pré-seminário. Igualmente o faremos ao Diaconado permanente, para reforçar o respectivo papel na nossa vida eclesial: no próximo mês de Dezembro serão ordenados os primeiros diáconos do novo ciclo formativo, para sublinharem a dimensão diaconal do ministério ordenado, ligando mais estreitamente a vida pastoral com a sociedade, o trabalho, a família e as urgências sócio-caritativas, além de prestarem um indispensável contributo ao nosso presbitério, por agora escasso e sobrecarregado de tarefas. Será mesmo possível que – também pela colaboração dos diáconos – os nossos sacerdotes se possam dedicar mais largamente àquilo que lhes é tão próprio – e hoje crescentemente procurado -  como o acompanhamento espiritual dos fiéis, a Reconciliação e o Culto Eucarístico. Daremos todo o lugar ao apostolado laical, habilitando e apoiando os nossos cristãos para uma presença cada vez mais evangelizadora na vida familiar e social, segundo a sua condição e vocação específicas, absolutamente requeridas na nossa cultura secular mas não fechada aos verdadeiros testemunhos cristãos.

Um ano, em suma, para continuarmos em missão. Tendo a sua abertura oficial a 9 de Setembro (Festa da Dedicação da Sé do Porto), levar-nos-á mais longe e mais fundo no coração de Deus e do mundo, em louvor e serviço. Assim nos guiará a Virgem Mãe, na qual tudo recomeçou, acolhendo e incarnando a Palavra divina.

Porto, 23 de Julho de 2010, Festa de Santa Brígida, Padroeira da Europa
+ Manuel Clemente

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV