Faixa publicitária
CONTINUANDO EM MISSÃO - Ano Pastoral 2010 / 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Propostas pastorais para a Missão - Setembro

AP2011


Para mais informações:

LINK


 

O ano pastoral 2010-2011 continuará a Missão. Antes de mais, porque ela se desenrolará até Dezembro, com as acções de referência preparadas pelos Secretariados Diocesanos e tudo o mais que as comunidades cristãs fizerem no mesmo sentido. Também porque os dois primeiros meses de 2011 serão dedicados à recolha e avaliação de quanto se fez desde Janeiro passado, o que é absolutamente necessário para obter a visão de conjunto e melhor detectar os “sinais dos tempos” que a Missão evidenciou, ou seja, as aberturas pessoais e colectivas às propostas evangélicas mais adequadas e urgentes. Daqui mesmo resultarão as prioridades diocesanas para os próximos anos, aliás integradas no reforço que as Dioceses portuguesas querem dar à “formação para a missão – formação na missão”.

 

Os meses seguintes poderão ser aproveitados nas Vigararias e outras instâncias pastorais para reproduzirem e incrementarem à escala local ou sectorial alguma acção conjunta de evangelização, na esteira do que a Missão Diocesana abriu e mostrou mais oportuno. Em todo o caso, a atitude missionária e evangelizadora definirá mais e mais a vida das comunidades, em torno da presença viva e vivificante de Cristo e alargando o seu Reino de caridade, justiça e paz, em crescente quantidade e qualidade, a todos os domínios sociais e culturais. Para isso existe a Igreja e assim se define a nossa Diocese, no melhor seguimento do que o Santo Padre nos disse na memorável Eucaristia de 14 de Maio último na cidade do Porto. A respectiva homilia deve ser retomada em todas as comunidades como texto-base de programação pastoral.

A par deste movimento geral de missão e nova evangelização, insistiremos sempre na capacitação carismática e ministerial da Igreja diocesana. Manteremos a oração pelas vocações, que de há dois anos para cá se tem redobrado nas nossas comunidades, com promissora adesão. Acolheremos sempre e agradecidamente a participação dos institutos religiosos no trabalho diocesano, segundo os respectivos carismas, o mesmo se dizendo dos movimentos reconhecidos. Dedicaremos a maior atenção e companhia aos Seminários diocesanos - Nossa Senhora da Conceição (Sé), Bom Pastor e Redemptoris Mater -, bem como à pastoral vocacional e ao Pré-seminário. Igualmente o faremos ao Diaconado permanente, para reforçar o respectivo papel na nossa vida eclesial: no próximo mês de Dezembro serão ordenados os primeiros diáconos do novo ciclo formativo, para sublinharem a dimensão diaconal do ministério ordenado, ligando mais estreitamente a vida pastoral com a sociedade, o trabalho, a família e as urgências sócio-caritativas, além de prestarem um indispensável contributo ao nosso presbitério, por agora escasso e sobrecarregado de tarefas. Será mesmo possível que – também pela colaboração dos diáconos – os nossos sacerdotes se possam dedicar mais largamente àquilo que lhes é tão próprio – e hoje crescentemente procurado -  como o acompanhamento espiritual dos fiéis, a Reconciliação e o Culto Eucarístico. Daremos todo o lugar ao apostolado laical, habilitando e apoiando os nossos cristãos para uma presença cada vez mais evangelizadora na vida familiar e social, segundo a sua condição e vocação específicas, absolutamente requeridas na nossa cultura secular mas não fechada aos verdadeiros testemunhos cristãos.

Um ano, em suma, para continuarmos em missão. Tendo a sua abertura oficial a 9 de Setembro (Festa da Dedicação da Sé do Porto), levar-nos-á mais longe e mais fundo no coração de Deus e do mundo, em louvor e serviço. Assim nos guiará a Virgem Mãe, na qual tudo recomeçou, acolhendo e incarnando a Palavra divina.

 

Porto, 23 de Julho de 2010, Festa de Santa Brígida, Padroeira da Europa
+ Manuel Clemente
 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense
2017-10-11 16:12:03
Powerpoint + PDF
2017-10-09 11:26:12
Recursos gráficos
2017-09-19 13:45:08
Formato ICS (Google, Outlook, iCal, ...)
2017-08-21 15:07:09
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.