Alegria para a Diocese do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Sílvia Cardoso, leiga (1882-1950), a caminho da beatificação

A Sala da Imprensa do Vaticano divulgou hoje, dia 28.03.2013, a notícia de que o Santo Padre Francisco aprovou a promulgação do decreto da Congregação das Causas dos Santos que declara a heroicidade das virtudes cristãs da serva de Deus Sílvia Cardoso Ferreira da Silva, nascida em Paços de Ferreira em 26 de julho de 1882, falecida na mesma cidade em 2 de novembro de 1950 e aí sepultada.

Passa a ser-lhe atribuído o título de “venerável”, porque foi reconhecida pela Autoridade Suprema da Igreja a sua fama de santidade, a veneração de muitos fiéis cristãos que a conheceram ou ouviram falar dela, da ação caritativa, da sua entrega ao serviço dos pobres, dos doentes e das crianças, não apenas em Paços de Ferreira, onde começou a partir de 1918 as suas atividades sociais, mas em muitas terras do país às quais as estendeu, desde Viana até Évora e Elvas, passando pelo Porto, Vila Real, Chaves, Lisboa, Amadora e Espinho.

Foram várias as obras sociais e de evangelização que fundou e outras que impulsionou ajudando a fundá-las.

A aprovação deste decreto é o primeiro e indispensável passo para o reconhecimento pleno da santidade da venerável serva de Deus a nível da Igreja local – a beatificação – ou da Igreja universal – a canonização.  Para estes dois passos seguintes é necessária a aprovação de dois milagres, também em processo jurídico.

Esperamos em Deus e pedimos que surjam em breve para estímulo e exemplo de todos os cristãos.

O vice-postulador

P. Ângelo Alves