Semana dos Seminários - Diocese do Porto

Para que Cristo se forme em nós

Estamos na reta final do Ano da Fé. Mas, se Deus quiser, teremos ainda tempo / anos de caminho a percorrer. O que, de qualquer modo, está garantido é que ainda não chegámos, não chegaremos nunca completamente, a esgotar o insondável mistério do amor de Deus.

Na parte final da Porta Fidei (15), o Santo Padre Bento XVI formula o desejo de que “possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só nele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro”. E, um pouco antes (10), escreve: “A fé é estar com o Senhor, para viver com Ele”.

Numa Semana dos Seminários, num tempo em que é notória – também na nossa Diocese – a escassez de respostas à vocação sacerdotal, pode parecer um desperdício lírico que o tema seja Para que Cristo se forme em nós e que esta Mensagem se entretenha a falar de Jesus Cristo. Pode parecer mais avisado fazer balanços sociológicos, estabelecer objetivos, traçar programas de ação.

Efetivamente, como instituição, também humana, que somos, nada disso está a mais. Mas, como não somos uma multinacional que necessita contratar funcionários, temos outros segredos, outros caminhos prioritários: o permanente regresso à Escola do Mestre. E aí aprendemos que “Jesus, ao ver as multidões, encheu-se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”. E disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9, 36-38).

A proximidade pessoal a Jesus Cristo, por parte de todos, no seio da Igreja, é o garante da solidez dos balanços, dos objetivos, dos programas. Que a Semana dos Seminários seja mais uma oportunidade ”para que Cristo se forme em nós” (cfr. Gal 4, 19).

+ Pio Alves, Administrador Apostólico

Porto,27 de Outubro de 2013

Seminário do Bom Pastor

7 de Dezembro de 2013 | 15h00

Discernimento para a Vocação Sacerdotal Apresentacão ao Seminário - Ficha de Inscrição

Acólitos da Diocese ao Encontro do Seminário

Seminário do Bom Pastor – 9 Novembro 2013

Região Pastoral SUL –  Rapazes a partir dos 14 anos

10h30 – Acolhimento> Convívio e desporto> Almoço

14h15 – Partilha: Testemunho e diálogo

15h00 – Eucaristia> Despedida

NOVO PLANO DA ORAÇÃO DIOCESANA PELAS VOCAÇÕES CONSAGRADAS E SACERDOTAIS

11 Novembro 2013 – 16 Novembro 2014

• O novo plano do ROGAI decorrerá, à semelhança do ano passado, em ritmo semanal, em cada Vigararia, percorrendo cada uma das Paróquias com uma hora de oração diária diante do Sacrário.

• O plano que se apresenta segue ordem alfabética e distribui as 52 semanas do ano, do seguinte modo: 44 semanas pelas 22 Vigararias (cada Vigararia encarrega-se de organizar o calendário de 2 semanas); as 8 restantes ficarão a cargo dos Seminários, dos Institutos Religiosos e Seculares, das Reitorias e Secretariados da Pastoral.

• As expressões da oração podem ser diversificadas: Vigílias, Liturgia das Horas, Rosário, Exposição do Santíssimo… (encontrará subsídios em http://www.seminariodobompastor.pt)

• Esta dinamização pela oração pode abrir a um outro conjunto de actividades que a configurem quase como Semana Vocacional, atendendo aos vários destinatários, com uma atenção especial à família e juventude.

• Quinta-feira Vocacional (primeira quinta-feira do mês) - para que a oração do ROGAI se possa prolongar e intensificar numa oração mais constante.

Rogai ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe

(Mt 9, 38; Lc 10, 2)

Consultar Arquivo