Faixa publicitária
Semana dos Seminários - Diocese do Porto

Para que Cristo se forme em nós

Estamos na reta final do Ano da Fé. Mas, se Deus quiser, teremos ainda tempo / anos de caminho a percorrer. O que, de qualquer modo, está garantido é que ainda não chegámos, não chegaremos nunca completamente, a esgotar o insondável mistério do amor de Deus.

Na parte final da Porta Fidei (15), o Santo Padre Bento XVI formula o desejo de que “possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só nele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro”. E, um pouco antes (10), escreve: “A fé é estar com o Senhor, para viver com Ele”.

Numa Semana dos Seminários, num tempo em que é notória – também na nossa Diocese – a escassez de respostas à vocação sacerdotal, pode parecer um desperdício lírico que o tema seja Para que Cristo se forme em nós e que esta Mensagem se entretenha a falar de Jesus Cristo. Pode parecer mais avisado fazer balanços sociológicos, estabelecer objetivos, traçar programas de ação.

Efetivamente, como instituição, também humana, que somos, nada disso está a mais. Mas, como não somos uma multinacional que necessita contratar funcionários, temos outros segredos, outros caminhos prioritários: o permanente regresso à Escola do Mestre. E aí aprendemos que “Jesus, ao ver as multidões, encheu-se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”. E disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9, 36-38).

A proximidade pessoal a Jesus Cristo, por parte de todos, no seio da Igreja, é o garante da solidez dos balanços, dos objetivos, dos programas. Que a Semana dos Seminários seja mais uma oportunidade ”para que Cristo se forme em nós” (cfr. Gal 4, 19).

 

+ Pio Alves, Administrador Apostólico

Porto,27 de Outubro de 2013


Seminário do Bom Pastor

7 de Dezembro de 2013 | 15h00

Discernimento para a Vocação Sacerdotal Apresentacão ao Seminário - Ficha de Inscrição

 


 

Acólitos da Diocese ao Encontro do Seminário

Seminário do Bom Pastor – 9 Novembro 2013

Região Pastoral SUL –  Rapazes a partir dos 14 anos

Programa

10h30 – Acolhimento> Convívio e desporto> Almoço

14h15 – Partilha: Testemunho e diálogo

15h00 – Eucaristia> Despedida


NOVO PLANO DA ORAÇÃO DIOCESANA PELAS VOCAÇÕES CONSAGRADAS E SACERDOTAIS

11 Novembro 2013 – 16 Novembro 2014

• O novo plano do ROGAI decorrerá, à semelhança do ano passado, em ritmo semanal, em cada Vigararia, percorrendo cada uma das Paróquias com uma hora de oração diária diante do Sacrário.

• O plano que se apresenta segue ordem alfabética e distribui as 52 semanas do ano, do seguinte modo: 44 semanas pelas 22 Vigararias (cada Vigararia encarrega-se de organizar o calendário de 2 semanas); as 8 restantes ficarão a cargo dos Seminários, dos Institutos Religiosos e Seculares, das Reitorias e Secretariados da Pastoral.

• As expressões da oração podem ser diversificadas: Vigílias, Liturgia das Horas, Rosário, Exposição do Santíssimo… (encontrará subsídios em http://www.seminariodobompastor.pt)

• Esta dinamização pela oração pode abrir a um outro conjunto de actividades que a configurem quase como Semana Vocacional, atendendo aos vários destinatários, com uma atenção especial à família e juventude.

• Quinta-feira Vocacional (primeira quinta-feira do mês) - para que a oração do ROGAI se possa prolongar e intensificar numa oração mais constante.

 

Rogai ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe

(Mt 9, 38; Lc 10, 2)

 

Consultar Arquivo

Mais Notícias


Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense
2017-10-11 16:12:03
Powerpoint + PDF
2017-10-09 11:26:12
Recursos gráficos
2017-09-19 13:45:08
Formato ICS (Google, Outlook, iCal, ...)
2017-08-21 15:07:09
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.