Faixa publicitária
“A alegria do evangelho é a nossa missão” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - “A ALEGRIA DO EVANGELHO É A NOSSA MISSÃO”

Iniciamos no passado dia 9 de setembro, aniversário da dedicação da Igreja Catedral do Porto, o novo Ano Pastoral na nossa Diocese.

Nesse momento anunciei à Diocese o lema que nos vai guiar ao longo do Ano Pastoral de 2014-15: “A alegria do Evangelho é a nossa missão”.

Inspira-se esta escolha do lema na urgência da evangelização a que o magistério da Igreja ultimamente nos tem convocado e nas experiências mais recentes vividas pela Diocese do Porto, como sejam a Missão 2010 e as Jornadas Vicariais da Fé, entre muitas outras iniciativas a nível paroquial, vicarial e diocesano ou no âmbito dos Secretariados e Movimentos.

 

A recente Exortação apostólica “Evangelii Gaudium” e o testemunho de vida e desafios pastorais recebidos do Papa Francisco consolidam a oportunidade da escolha deste lema, para que ele seja um convite a sermos uma Igreja de rosto missionário, decidida a partir do encontro com Cristo para levar a “alegria do Evangelho” a todas as periferias existenciais.

Para respaldar este lema e dar visibilidade ao espírito que o inspira e anima escolhemos um logótipo, criado a partir da bela rosácea da Sé do Porto, que quer significar que somos Igreja, casa e escola de comunhão, em “saída” missionária ao encontro do mundo, levando a todas as pessoas e instituições esta inabalável certeza de que “a alegria do Evangelho é a nossa missão”.


Podem consultar aqui o logótipo oficial, com uma breve memória descritiva e em vários formatos digitais, tornando possível o seu uso e aplicação livres, nas modalidades que cada um entender apropriadas.

Oportunamente, nas reuniões de vigararia, e nas reuniões com os responsáveis dos secretariados diocesanos e movimentos apostólicos, serão dadas, indicações mais precisas, sobre este desafio de missão. Iremos percorrendo etapas do caminho comum em toda a Diocese, com propostas dirigidas à Diocese no seu todo, sem nunca perturbar ou alterar os caminhos já decididos pelas comunidades ou estruturas e movimentos, deixando à sua criatividade pastoral quanto o Espírito de Deus for inspirando através deste lema e da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, que o Papa Francisco nos apresenta como texto programático.

Confio a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Diocese, este caminho pastoral e este sonho que nos convide e convoque a todos para fazermos da “alegria do Evangelho a nossa missão”.

Porto, 17 de setembro de 2014

António, Bispo do Porto

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense
2017-10-11 16:12:03
Powerpoint + PDF
2017-10-09 11:26:12
Recursos gráficos
2017-09-19 13:45:08
Formato ICS (Google, Outlook, iCal, ...)
2017-08-21 15:07:09
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.