“A alegria do evangelho é a nossa missão” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - “A ALEGRIA DO EVANGELHO É A NOSSA MISSÃO”

Iniciamos no passado dia 9 de setembro, aniversário da dedicação da Igreja Catedral do Porto, o novo Ano Pastoral na nossa Diocese.

Nesse momento anunciei à Diocese o lema que nos vai guiar ao longo do Ano Pastoral de 2014-15: “A alegria do Evangelho é a nossa missão”.

Inspira-se esta escolha do lema na urgência da evangelização a que o magistério da Igreja ultimamente nos tem convocado e nas experiências mais recentes vividas pela Diocese do Porto, como sejam a Missão 2010 e as Jornadas Vicariais da Fé, entre muitas outras iniciativas a nível paroquial, vicarial e diocesano ou no âmbito dos Secretariados e Movimentos.

A recente Exortação apostólica “Evangelii Gaudium” e o testemunho de vida e desafios pastorais recebidos do Papa Francisco consolidam a oportunidade da escolha deste lema, para que ele seja um convite a sermos uma Igreja de rosto missionário, decidida a partir do encontro com Cristo para levar a “alegria do Evangelho” a todas as periferias existenciais.

Para respaldar este lema e dar visibilidade ao espírito que o inspira e anima escolhemos um logótipo, criado a partir da bela rosácea da Sé do Porto, que quer significar que somos Igreja, casa e escola de comunhão, em “saída” missionária ao encontro do mundo, levando a todas as pessoas e instituições esta inabalável certeza de que “a alegria do Evangelho é a nossa missão”.

Podem consultar aqui o logótipo oficial, com uma breve memória descritiva e em vários formatos digitais, tornando possível o seu uso e aplicação livres, nas modalidades que cada um entender apropriadas.

Oportunamente, nas reuniões de vigararia, e nas reuniões com os responsáveis dos secretariados diocesanos e movimentos apostólicos, serão dadas, indicações mais precisas, sobre este desafio de missão. Iremos percorrendo etapas do caminho comum em toda a Diocese, com propostas dirigidas à Diocese no seu todo, sem nunca perturbar ou alterar os caminhos já decididos pelas comunidades ou estruturas e movimentos, deixando à sua criatividade pastoral quanto o Espírito de Deus for inspirando através deste lema e da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, que o Papa Francisco nos apresenta como texto programático.

Confio a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Diocese, este caminho pastoral e este sonho que nos convide e convoque a todos para fazermos da “alegria do Evangelho a nossa missão”.

Porto, 17 de setembro de 2014

António, Bispo do Porto

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV