Padre António Augusto de Oliveira Azevedo nomeado Bispo Auxiliar do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Celebremos a gratidão e a esperança

O Papa Francisco nomeou hoje, dia 9 de janeiro de 2016, o Padre António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto.

Celebremos a gratidão em acção de graças a Deus que concede à Igreja do Porto a bênção de um novo Bispo Auxiliar e dá ao nosso ministério episcopal mais um irmão dedicado e um colaborador generoso.

Celebremos a esperança que Deus oferece à Igreja do Porto, ao chamar ao ministério episcopal um dos membros do seu Presbitério, para que nele se cumpra, também, a passagem da Escritura que o evangelho da liturgia de anteontem nos recordava. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres” (Luc 4, 18).

O Padre António Augusto assumiu desde a ordenação presbiteral, em 1986, diversos múnus como Pároco, Capelão militar, Membro da Equipa Formadora e Reitor do Seminário, Professor da Faculdade de Teologia e no Centro de Cultura Católica,  Capelão da Universidade Católica, no Centro Regional do Porto, Juiz do Tribunal Eclesiástico, Assistente Diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (C.P.M.) e da Acção Católica Operária (LOC e JOC, Conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora, Secretário do Conselho Presbiteral e Responsável pelo acompanhamento dos Padres novos.

Esta multifacetada experiência pastoral testemunha a sua preparação para a missão que o Papa Francisco lhe confia, oferece-lhe conhecimento da vida diocesana, dá-lhe proximidade aos sacerdotes que tem ajudado a formar e confere-lhe a autoridade que aos discípulos de Jesus se pede e que consiste na rectidão de vida para O seguir e na prontidão para servir, onde Deus nos chama e nos envia.

A Igreja do Porto acolhe com alegria, na oração e na gratidão, mais esta bênção que o Papa Francisco nos concede. O Padre António Augusto traz para o ministério episcopal o testemunho da sua vida, a generosidade da sua entrega, o valor do seu saber e a serenidade com que mais uma vez acolheu um novo chamamento de Deus.

Queremos assegurar, em nome de toda a Diocese, ao Padre António Augusto a comunhão fraterna, a dedicação agradecida e a oração constante. A sua resposta ao chamamento de Deus vai trazer-nos novo ânimo e aumentado vigor para percorrermos o caminho de renovação pastoral na nossa Diocese, realizando o sonho de Deus para a Igreja do Porto, Igreja de portas abertas, de rosto missionário e de coração misericordioso.

A eleição e a ordenação episcopal do Padre António Augusto em pleno Ano Santo da Misericórdia constituem para todos nós uma bênção e um incentivo para fazermos da “Alegria do Evangelho nossa Missão” e proclamarmos com renovada convicção: “Felizes os Misericordiosos!”.

Confiemos a Nossa Senhora, Padroeira da Cidade e da Diocese do Porto, o Padre António Augusto, que Deus, no seu desígnio e na sua bondade, escolheu para Bispo da Igreja.

Confiemos à Mãe de Deus e nossa Mãe a sua missão, para que seja sempre profeta da justiça, apóstolo da bondade e mensageiro da misericórdia.

Porto, 9 de janeiro de 2016

+ António Francisco dos Santos, Bispo do Porto