Em homenagem e em gratidão ao Professor Doutor Daniel Serrão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

Faleceu ontem, dia 8 de janeiro, o Professor Doutor Daniel dos Santos Pinto Serrão. Queremos dizer à Família, muito particularmente a sua Esposa, D. Maria do Rosário de Castro Quaresma Valladares Souto, aos seus Filhos e aos seus Netos a nossa gratidão por este grande Amigo e Médico insigne, que agora vemos partir ao encontro de Deus.

O Professor Daniel Serrão foi um homem de grandes causas, um cristão de assumidas convicções e um cidadão de corajoso compromisso humano, cultural e social, sempre pautado pelo serviço do bem comum.

O Prof. Doutor Daniel Serrão nasceu no dia 1 de março de 1928, em Vila Real. Viveu em Aveiro, Viana do Castelo e Coimbra, cidades onde estudou, nas várias etapas da vida académica, até se fixar no Porto, como médico e como professor, assumindo um reconhecido compromisso cívico, académico e cristão nas mais diversificadas vanguardas da missão.

Associamo-nos, assim, como Igreja do Porto, à gratidão e à homenagem da Cidade, da Universidade do Porto, do Centro de Bioética da Universidade Católica e a tantas Instituições que criou e serviu. Não esquecemos, entre tantos outros méritos, que foi o  iniciador da Bioética em Portugal e membro do Conselho Pontifício das Ciências da Vida, por indicação do Papa João Paulo II. É, por isso, de ação de graças a Deus e de homenagem ao Professor Daniel Serrão este nosso gesto.

A herança que nos lega na sua Família e no imperativo de tudo fazermos ao serviço da vida e da dignidade da pessoa humana deve ser um desígnio de missão e um propósito de ação para todos nós.

Há pessoas a quem devemos uma imensa gratidão: as que nos fazem nascer; as que nos ajudam a ser felizes; as que nos ensinam a crescer na alegria, na verdade e na fé..

Essas pessoas, dotadas de uma inteligência brilhante, de um coração generoso, de uma vontade determinada e de uma fé esclarecida ajudam-nos a encontrar coragem nas horas de sofrimento, a escutar Deus em todos os acontecimentos e a trabalhar sem descanso e sem desânimo na construção de um mundo melhor.

Todos, na vida, temos perto de nós exemplos desta grandeza, que juntam à simplicidade de vida o heroísmo dos gestos corajosos, a sabedoria das decisões lúcidas, a grandeza dos testemunhos humildes. E o Professor Doutor Daniel Serrão é um desses exemplos maiores.

Num mundo marcado pela ansiedade diante do horizonte do futuro e preocupado por tantas razões, as válidas e as desnecessárias, vale a pena saber que há gente de inteligência lúcida, de coração largo e de generosidade ilimitada. Vale a pena saber que há homens e mulheres, médicos de vocação, profissionais competentes, cristãos comprometidos, que vislumbram horizontes de esperança e que dão uso ao ouvido do coração, constituindo um porto seguro de abrigo à vida humana.

Vale a pena saber que há homens e mulheres que não se cansam de “cuidar” da vida da pessoa humana, em todas as fases, sobretudo quando ela é doente, quando sofre, quando está frágil, quanto é indefesa. Vale a pena saber que há homens e mulheres que tudo fazem para que na Humanidade surjam oásis habitados pela esperança nos avanços da ciência médica e pelo valor sagrado e intocável da vida humana.

O Professor Doutor Daniel Serrão foi testemunho exemplar e voz profética em tantas frentes de missão a favor da vida e ao serviço da fé.

A Igreja do Porto tem o dever de lhe dizer esta palavra de gratidão e de lhe assegurar a certeza de que saberemos continuar este abençoado património que nos lega em herança e em compromisso de missão.

Porto, 9 de janeiro de 2017

António, Bispo do Porto

Diocese acolheu cinco novos sacerdotes e quatro diáconos

Vigararia Porto Nascente