Faixa publicitária
Em homenagem e em gratidão ao Professor Doutor Daniel Serrão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

Faleceu ontem, dia 8 de janeiro, o Professor Doutor Daniel dos Santos Pinto Serrão. Queremos dizer à Família, muito particularmente a sua Esposa, D. Maria do Rosário de Castro Quaresma Valladares Souto, aos seus Filhos e aos seus Netos a nossa gratidão por este grande Amigo e Médico insigne, que agora vemos partir ao encontro de Deus.

O Professor Daniel Serrão foi um homem de grandes causas, um cristão de assumidas convicções e um cidadão de corajoso compromisso humano, cultural e social, sempre pautado pelo serviço do bem comum.

O Prof. Doutor Daniel Serrão nasceu no dia 1 de março de 1928, em Vila Real. Viveu em Aveiro, Viana do Castelo e Coimbra, cidades onde estudou, nas várias etapas da vida académica, até se fixar no Porto, como médico e como professor, assumindo um reconhecido compromisso cívico, académico e cristão nas mais diversificadas vanguardas da missão.

Associamo-nos, assim, como Igreja do Porto, à gratidão e à homenagem da Cidade, da Universidade do Porto, do Centro de Bioética da Universidade Católica e a tantas Instituições que criou e serviu. Não esquecemos, entre tantos outros méritos, que foi o  iniciador da Bioética em Portugal e membro do Conselho Pontifício das Ciências da Vida, por indicação do Papa João Paulo II. É, por isso, de ação de graças a Deus e de homenagem ao Professor Daniel Serrão este nosso gesto.

A herança que nos lega na sua Família e no imperativo de tudo fazermos ao serviço da vida e da dignidade da pessoa humana deve ser um desígnio de missão e um propósito de ação para todos nós.

Há pessoas a quem devemos uma imensa gratidão: as que nos fazem nascer; as que nos ajudam a ser felizes; as que nos ensinam a crescer na alegria, na verdade e na fé..

Essas pessoas, dotadas de uma inteligência brilhante, de um coração generoso, de uma vontade determinada e de uma fé esclarecida ajudam-nos a encontrar coragem nas horas de sofrimento, a escutar Deus em todos os acontecimentos e a trabalhar sem descanso e sem desânimo na construção de um mundo melhor.

Todos, na vida, temos perto de nós exemplos desta grandeza, que juntam à simplicidade de vida o heroísmo dos gestos corajosos, a sabedoria das decisões lúcidas, a grandeza dos testemunhos humildes. E o Professor Doutor Daniel Serrão é um desses exemplos maiores.

Num mundo marcado pela ansiedade diante do horizonte do futuro e preocupado por tantas razões, as válidas e as desnecessárias, vale a pena saber que há gente de inteligência lúcida, de coração largo e de generosidade ilimitada. Vale a pena saber que há homens e mulheres, médicos de vocação, profissionais competentes, cristãos comprometidos, que vislumbram horizontes de esperança e que dão uso ao ouvido do coração, constituindo um porto seguro de abrigo à vida humana.

Vale a pena saber que há homens e mulheres que não se cansam de “cuidar” da vida da pessoa humana, em todas as fases, sobretudo quando ela é doente, quando sofre, quando está frágil, quanto é indefesa. Vale a pena saber que há homens e mulheres que tudo fazem para que na Humanidade surjam oásis habitados pela esperança nos avanços da ciência médica e pelo valor sagrado e intocável da vida humana.

O Professor Doutor Daniel Serrão foi testemunho exemplar e voz profética em tantas frentes de missão a favor da vida e ao serviço da fé.

A Igreja do Porto tem o dever de lhe dizer esta palavra de gratidão e de lhe assegurar a certeza de que saberemos continuar este abençoado património que nos lega em herança e em compromisso de missão.


Porto, 9 de janeiro de 2017

António, Bispo do Porto

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Diocese acolheu cinco novos sacerdotes e quatro diáconos

Vigararia Porto Nascente
2017-01-11 16:49:51
Capa
2016-12-21 16:10:49
Texto
2016-12-21 16:10:28
2016-12-21 15:58:33
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.