Dignidade da vida humana: Um percurso em construção na Escola PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, na casa Diocesana de Vilar - Porto, com o tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em construção numa Escola com lu(cide)z» decorreu mais um tempo de formação para professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). A iniciativa, da responsabilidade do departamento de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) contou com a parceria da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A formação contou com a presença de mais de 300 professores da disciplina, oriundos das Dioceses do Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Lamego, Vila Real, Bragança-Miranda, Coimbra, Viseu, Guarda e Algarve.

Os temas desenvolvidos na formação foram diversificados: Bioética, Migrações e Família.

- “Entre a angústia e a esperança”: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade – Américo Pereira (professor de filosofia na FCH da UCP)

- Educar contra a indiferença: desafio(s) ao SER escola – Micael Pereira (jornalista)

- Bioética: olhar a ciência, servir o Homem – Vítor Coutinho (padre, professor de Teologia na FT da UCP, Vice-reitor do Santuário de Fátima)

- Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano! – Filipe Almeida (médico, membro da Academia Pontifícia para a Vida)

- O respeito pela dignidade do corpo e a(s) questão(ões) do aborto - Berta Catalão (médica)

- Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus – Julieta Dias (religiosa, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas)

- Da hostilidade à hospitalidade – André Jorge (Diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados)

- Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões – Cláudia Assis Teixeira (Presidente da direcção da Associação Foste Visitar-me)

- A família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida – J. E. Borges de Pinho (professor de teologia na FT da UCP)

A formação terminou com a Eucaristia presidida por D. António Francisco dos Santos. Na Homilia, o Bispo do Porto relembrou a importância de um amadurecimento intelectual acerca dos atuais desafios bioéticos que se colocam à sociedade. Os tempos atuais são oportunidades para discernir, analisar e apresentar uma grelha de leitura para ver a vida de acordo com os princípios que a promovem. Assim, a EMRC coloca-se ao serviço das comunidades educativas onde está presente.

Entrevista ao padre Samuel Guedes sobre Sílvia Cardoso

carta