Escolas desafiadas a serem “criativas” e a estarem “ao serviço da dignidade da pessoa” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Na III edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos apontou alguns dos desafios que se colocam às instituições educativas da Igreja e deixou um pedido: “Que a escola católica seja sempre lugar aberto, capaz de acolher com alegria a diversidade e tenha a preocupação de estar ao serviço da dignidade da pessoa”.

Na sua intervenção, subordinada ao tema «Que desafios se colocam às Escolas Católicas hoje», o membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) começou por agradecer “o trabalho de tantos professores que foram e são testemunhos da educação cristã no nosso país e que são testemunhas da esperança que nos mobiliza para afirmarmos de que é possível procurar uma educação integral para as novas gerações”.

O bispo do Porto lembrou “que o trabalho das escolas católicas “não termina aqui ” mas que esta é uma “oportunidade que o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) coloca à nossa disposição para estabelecer pontes e promover o encontro entre as várias instituições de ensino da Igreja, mostrando a diversidade e o fio condutor que a todos congrega, de modo a podermos construir sinergias e estabelecendo laços”.

Olhando para a realidade atual o prelado pediu às escolas católicas para “estarem atentas aos sinais dos tempos à boa maneira da Gaudium et Spes” de modo a que se possa dizer à Igreja em Portugal “que a escola católica faz parte de cada uma das nossas dioceses” e tem “um papel na educação, uma educação que não é, em nenhum contexto, neutra”.

Tomando como ponto de partida o cardeal Walter Kasper no seu livro sobre a nova evangelização, o bispo do Porto afirmou que “a sociedade atual já não é uma sociedade cristã e que é importante voltar ao centro da nossa fé”:

“Como cristãos fomos esquecendo ao longo das ultimas décadas as razões da nossa esperança e da nossa fé. Assim, é importante ter uma atitude de autocritica para enveredarmos por novas veredas com um novo encanto pelo Evangelho”.

O bispo do Porto convidou a “compreendermos o tempo de hoje” e olhou para as “últimas décadas de mudanças da educação na Europa”.

D. António Francisco dos Santos sustentou que “a escola católica deve fazer da alegria do Evangelho a sua missão, a sua tarefa educativa” e isso concretiza-se na “atenção ao outro, na diversidade e complexidade de cada um, procurando o respeito pela dignidade da pessoa centrada na pessoa”.

A atenção à “diversidade” foi um dos pedidos deixados pelo prelado na sua intervenção:

“Estar atento à diversidade de cada pessoa e família, em cada situação, implica estar inserido no contexto social em que se encontra sem desistir de ninguém nem recusar ninguém procurando abrir-se a todos e estabelecendo pontes com os vários intervenientes, com grande compromisso social e capaz de educar para uma cidadania livre, responsável e justa”.

O membro da CEECDF reafirmou a ideia de que é “às escolas católicas que compete encontrar os novos caminhos que lhe permitam cumprir a sua missão com garantia de qualidade e, no respeito pela livre escolha dos pais, seremos resposta a que eles tem direito”. D. António convidou a "sociedade a ir mais vezes às escolas para se descobrir a si mesma na sociedade que quer construir".

No final da sua intervenção o bispo do Porto convidou as escolas católicas “a aceitarem todos sem discriminação fazendo com que o evangelho passe, trespasse e se demore na vida de cada um através de valores como a solidariedade, a justiça social, o bem comum e a liberdade”:

“As escolas católicas só farão sentido se cada um dos nossos alunos se sentir amado por Deus em cada um dos intervenientes com que se cruzar na escola”.

A terceira edição das Jornadas Locais decorreu no Colégio de Gaia, diocese do Porto, e contou com a presença de 140 participantes de 29 escolas católicas da diocese de Viana do Castelo, Arquidiocese de Braga, diocese do Porto, diocese de Bragança-Miranda e diocese do Funchal.

www.educris.com

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Formato ICS (Google, Outlook, iCal, ...)
2017-08-21 15:07:09