Mensagem de envio em missão dos Jovens da Diocese do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

Queridos jovens!

Eis-vos de novo a caminho, depois deste nosso encontro maravilhoso no santuário de Nossa Senhora da Assunção, nesta colina de Santo Tirso, a norte da nossa diocese, onde celebramos juntos a Jornada Diocesana da Juventude.

Obrigado pela intensa experiência de fraternidade, de fé e de alegria que aqui vivemos e por este belo sinal de esperança que nos dais. Convosco, a Igreja do Porto abre as portas do coração ao anúncio da alegria do Evangelho. Vós, jovens, sois para tantos dos nossos contemporâneos a única chave de Deus para abrir os corações humanos ao Evangelho e para construir pontes entre as diferentes gerações e culturas do nosso tempo.

Fizestes caminho até aqui conectados com Cristo e guiados pela mão da Virgem Maria, como nos pediu o Papa Francisco. Refletistes, neste percurso de peregrinação que aqui vos conduziu, sobre a fé de Maria, quando disse no Magnificat: «O Todo-poderoso fez em Mim maravilhas» (Lc 1, 49).

No horizonte próximo do vosso tempo está o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, sobre o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Tendes como lugar natural de missão a vossa família, escola, paróquia, uma bela rede de amigos e toda a Igreja do Porto, que vos envolve de carinho, de gratidão e de esperança.

Sabeis como foi longo o percurso de Maria, depois do anúncio do Anjo, que lhe comunicou que o sonho divino para a Humanidade passava por Ela e pela sua disponibilidade para a missão. É longa, igualmente, a vossa estrada, que parte sempre do encontro com Deus e com o Seu Filho, Jesus. Acreditai, queridos jovens, que, também, em vós «o Todo-poderoso faz maravilhas» (cf. Lc 1, 49).

A vossa história encontra lugar dentro da história da Igreja e é marca de Deus no Porto. A vossa missão consiste em abrir a Deus e ao Evangelho as portas do coração da Igreja e do Mundo.

Ensinai-nos, queridos jovens, o cântico de Maria traduzido num cântico todo vosso, que seja, ao mesmo tempo, cântico de toda a Igreja do Porto, «a caminho, com Maria, pelas fontes da alegria!»

Envio-vos em missão! Construí tempos novos na fidelidade à memória do passado e à sabedoria do caminho já feito pelos vossos pais e avós. Mas parti, decididos a sonhar os sonhos novos de Deus que nos desenhem os caminhos abertos ao futuro da Igreja do Porto, neste trilho sinodal que convosco queremos percorrer.

Cultivai com Maria um amor filial, confidente e contemplativo ao jeito de Francisco, Jacinta e Lúcia, os pastorinhos de Fátima, diante da imagem que viram sobre a azinheira. Confiai, como eles, à Senhora mais brilhante que o sol, as vossas alegrias, preocupações e esperanças.

A nossa Igreja do Porto e o seu Bispo consagram-vos a Nossa Senhora, para que Ela vele e interceda por cada um e por cada uma de vós, pelas vossas famílias e comunidades e vos ajude a cantar as maravilhas que o Senhor em vós e através de vós realiza na Igreja e no Mundo.

Santuário de Nossa Senhora da Assunção, 8 de abril, na Jornada Diocesana da Juventude de 2017.

António, Bispo do Porto

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense