Peregrinação Diocesana a Fátima - 9 de setembro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

A diocese do Porto vai realizar no próximo dia 9 de Setembro uma Peregrinação a Fátima no contexto deste ano centenário das Aparições de Nossa Senhora. Anunciada em Julho, na apresentação do Plano Pastoral da diocese, a peregrinação significa um grande gesto de gratidão pela visita da Imagem peregrina à diocese e pretende colocar no coração de Maria «os sonhos e projetos da Igreja do Porto».

Na recente Carta Pastoral, D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, convoca a diocese inteira a participar na peregrinação e apela a que todas as comunidades cristãs estejam presentes. «Vamos como Igreja inteira peregrinar a Fátima para caminharmos com Maria nas fontes da alegria», escreveu o nosso bispo.

Em nome da Comissão Coordenadora, venho dar-lhe conhecimento de alguns aspetos organizativos:

1. A inscrição e transporte são da responsabilidade de cada paróquia/instituição.
  2. A chegada a Fátima deverá ser pelas 10 horas e regresso pelas 17 horas.
  3. Momentos celebrativos: 11 horas – missa no recinto; 16 horas – terço na capelinha
  4. Cada paróquia/instituição deve levar um sinal identificativo (estandarte mariano ou bandeira) que tomará parte na procissão de entrada.
  5. Haverá local reservado para presbíteros e diáconos.
  6. Será promovida a maior participação possível aos coros, acólitos e jovens.
  7. As pessoas frágeis poderão ficar junto das comunidades ou, nos casos mais delicados, terão lugar reservado (para estes casos deve ser preenchida ficha anexa).
  8. Está previsto que cada participante possa ter um guião (com orações, cânticos…), uma dezena, um autocolante e um cachecol. O custo do conjunto é de 2 euros.
  9. Cada paróquia/instituição deve cuidar da preparação espiritual dos peregrinos, promovendo nos dias anteriores momentos de oração, de reflexão e confissões.
  10. Com esta carta segue o cartaz da peregrinação e uma ficha informativa que deve ser preenchida e enviada à diocese até ao fim de Junho. O seu preenchimento é indispensável para a requisição do material previsto e contribuirá para uma boa organização.

Numa futura circular daremos mais informações. Até lá estamos ao dispor para qualquer esclarecimento. Que Maria nos renove nas fontes da alegria para que sejamos uma diocese peregrina e missionária.

Com os melhores cumprimentos
+ António Augusto de Oliveira

Ficha informativa online - LINK

Ficha informativa impressão - LINK

Ficha de inscrição Frágeis - LINK

Cartaz da Peregrinação Diocesana - LINK

Ensaios de coros

A nossa Diocese vai a Fátima retribuir a visita da Imagem Peregrina. Comemorando o centenário das Aparições da Cova da Iria, faremos a abertura do ano pastoral no mesmo dia em que se celebra o aniversário da dedicação da nossa Catedral, que tem como titular Nossa Senhora da Assunção. Tudo a condizer. O nosso Bispo convocou-nos. A convocatória, com a data, já constava no Plano Pastoral divulgado em julho de 2016. A hora atual é de mobilização, motivação e preparação.

Serviço Diocesano de Liturgia, mediante o Serviço Diocesano de Acólitos e o Serviço Diocesano de Música Litúrgica, quer contribuir para que a celebração seja mais bela, participada e representativa da realidade da nossa Igreja.

Apelamos aos grupos de Acólitos e aos Coros Litúrgicos para que se incorporem de forma expressiva nas iniciativas com que cada Paróquia se vai inserir nesta peregrinação de toda a Igreja Diocesana.

Os Acólitos deverão levar as suas túnicas e haverá o cuidado de lhes reservar espaço próprio para a paramentação e a celebração. A seu tempo, comunicaremos.

Os coros e grupos de cantores são uma parte qualitativa da Assembleia litúrgica. Disseminados na grande assembleia diocesana, que vai preencher o recinto do Santuário, serão a garantia de uma participação efetiva, coral, dando melodia e harmonia à voz da nossa Igreja que quer cantar as maravilhas de Deus integrando-se no coro com que todas as gerações proclamam Maria bem-aventurada.

Para que isso possa acontecer, convidamos todos para um ensaio a realizar em diferentes lugares das 4 regiões da nossa Diocese. Atenção: foram cancelados os ensaios previstos para 17 de junho porque nesse dia se realiza em Fátima uma peregrinação nacional de Coros. Por isso, as datas serão as seguintes:

No dia 18 de junho (das 15h-17h): Porto (Seminário de Vilar); Trofa (Igreja Nova de São Martinho de Bougado); Penafiel (Igreja de Bustelo); Avessadas – Marco de Canaveses (Santuário do Menino de Jesus de Praga).

No dia 24 de junho (das 10-12h): Vale de Cambra (Santuário de Santo António).

Partituras

Missa - LINK