135º aniversário de nascimento da Venerável Sílvia Cardoso PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Em dia de S. Joaquim e Santa Ana, Paços de Ferreira celebra o 135º aniversário de nascimento da Venerável Sílvia Cardoso. Foi a 26 de Julho de 1882, na Freguesia e Concelho de Paços de Ferreira, que nasceu Sílvia Cardoso Ferreira da Silva. Filha de Manuel Umbelino Ferreira da Silva e Joaquina Emília da Conceção Cardoso. Mons. Moreira das Neves, autor da sua primeira biografia, apresenta a sua vida como “um exemplo admirável do tamanho e da beleza de um poema feito ao ritmo do sermão da montanha”. Mulher de três Paixões: Deus, as almas e as flores. Ou três loucuras: a Cruz, a pobreza e a beleza.

A Diocese do Porto irá viver o próximo Ano Pastoral sob o lema “ Movidos pelo amor de Deus”. Sem dúvida alguma, D. Sílvia deixou-se mover pelo Amor de Deus, entregando-se totalmente à “obra de Jesus, que é a obra do Amor, Deus em obra”.

Para assinalar este aniversário, haverá, hoje, 26 de julho, uma celebração eucarística, na Igreja matriz de Paços de Ferreira, onde se encontra a capela tumular da Venerável Sílvia Cardoso, às 21 horas, presidida pelo Ex mo Senhor D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto.

Fazendo coincidir com esta data do aniversário natalício de D. Sílvia, D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, instituiu canonicamente a “Fundação Canónica Sílvia Cardoso”, concedendo-lhe personalidade jurídica canónica e aprovou os respetivos Estatutos com data de 26 de julho de 2017.

Esta Fundação tem a sua sede em Paços de Ferreira (Av. João XXIII 326, 4590-530 Paços de Ferreira) e reger-se-á pelos respetivos Estatutos e pelo direito canónico e civil. Terá como diretor o Pe Joaquim Samuel Ribeiro Guedes, vice-postulador da Causa de Canonização e Beatificação, e terá como conselheiros o Pe António Manuel dos Santos Martins, Pároco de Paços de Ferreira, e o Diácono Dr. António Manuel Vilela Cardoso, economista, a exercer o seu múnus pastoral na vigararia de Paços de Ferreira.

A Fundação não tem fins lucrativos, mas apenas fins religiosos: cooperar e apoiar a Postulação da Causa de Canonização da Venerável Sílvia Cardoso, em todas as atividades que lhe são próprias; contribuir para o conhecimento da Venerável Sílvia Cardoso; divulgar a espiritualidade da Venerável Sílvia Cardoso; promover a devoção à Venerável Sílvia Cardoso; difundir a vida e obra da Venerável Sílvia Cardoso; apoiar a Diocese do Porto nas ações que se destinem a divulgar e a viver a espiritualidade, vida e obra da Venerável Sílvia Cardoso; promover e comercializar publicações, estudos e objetos religiosos da Venerável Sílvia Cardoso.

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário
2017-07-25 11:34:15
2017-07-20 17:35:49