Faixa publicitária
Jornadas de Teologia 2018 As metamorfoses da caridade: A ação Social e a Igreja do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), em colaboração a Diocese do Porto, organiza de 29 de janeiro e 1 de fevereiro as Jornadas de Teologia 2018,dedicadas ao tema As metamorfoses da caridade: A ação social e a Igreja do Porto.

No quadro proporcionado pelo plano pastoral da diocese do Porto para o ano pastoral em curso e do desafio que foi lançado em junho passado à Faculdade por D. António Francisco dos Santos, de grata memória, para que se refletisse sobre esta área temática, as próximas Jornadas procurarão abordar de um modo abrangente o vasto tema da caridade, nomeadamente no que se refere à ação social, tendo em conta também o contexto português e portucalense, no passado e no presente.

 

Entre os conferencistas convidados, conta-se o jesuíta espanhol Julio Martínez Martínez, especialista em Moral Social e atualmente reitor da Universidade Pontifícia Comillas (Madrid), que proferirá as conferências de abertura.

programa das Jornadas está assim constituído:

- 29 de janeiro: A caridade e os direitos sociais (Julio Martínez Martínez); O lugar da Igreja num tempo de assistencialismo do Estado (Julio Martínez Martínez); O catolicismo social oitocentista em Portugal e no Porto: A intervenção do cardeal D. Américo (Adélio Fernando Abreu); Do amor que encarece: A metanoia da justiça em Leonel de Oliveira, presbítero (José Pedro Angélico).

- 30 de janeiro: O anúncio do evangelho e a solicitude para com o próximo (Bernardo d’Almeida); Os direitos sociais: Sua evolução e justificação (João Carlos Espada); A relevância do serviço à comunidade na génese e no funcionamento das organizações de economia social em Portugal (Américo Mendes); A ação das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Igreja: Entre a caridade e a justiça (Lino Maia); Arco Maior: Dar oportunidades educativas a quem é excluído da escola (Joaquim Azevedo).

- 31 de janeiro: Entre evangelização e promoção social: Antigas e novas prioridades da ação da Igreja (Jorge Cunha); O catolicismo social em Portugal e no Porto no século XX (Paulo Fontes); A caridade em Padre Américo: Alicerces de um conceito-programa (Luís Leal); A intervenção social de D. António Ferreira Gomes no contexto do pensamento portuense (Arnaldo Cardoso de Pinho).

- 1 de fevereiro: O amor feito ajuda material: A esmola nos Padres da Igreja (Alexandre Freire Duarte); Ação sócio-caritativa e vulnerabilidades futuras (D. Manuel Linda).

As Jornadas decorrem diariamente das 10 às 16.30 h., com exceção do último dia, em que ocupam apenas a manhã e encerram com a celebração da Eucaristia.

Destinadas à comunidade académica, mas também a todos aqueles que buscam as razões da sua fé, as Jornadas de Teologia são ainda uma iniciativa fundamental de formação permanente do clero da Diocese do Porto.

Para mais informações e inscrições, podem ser usados os seguintes contactos:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ; 22 619 62 71 (Mireille Arrifana).

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

rito da coroa / pegada / preces
2017-11-29 11:43:29
Vigília
2017-11-02 17:36:10
Rosário
2017-11-02 17:35:48
Áudio
2017-11-02 17:34:38
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.