Faixa publicitária
Unidade dos Cristãos: uma semana de oração e reflexão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

 

De 18 a 25 de janeiro tem lugar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. As várias igrejas encontram-se, rezam juntas e procuram caminhos de reconciliação. No Porto serão várias as celebrações. Na Catedral será no dia 22, às 21h30. Confira o programa e participe


O texto de apresentação do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018 contextualiza, desta forma, o tema deste ano: “Embora na libertação/salvação Deus tenha a iniciativa, Deus envolve forças humanas na realização de seu objetivo e nos planos para a redenção de seu povo. Os cristãos, pelo batismo, participam do ministério divino de reconciliação, mas as nossas divisões restringem o nosso testemunho e a nossa missão num mundo necessitado da cura que vem de Deus” – pode-se ler no texto de apresentação do Oitavário 2018.

 

Os subsídios para as celebrações ecuménicas de reflexão e oração foram preparados pelas Igrejas das Caraíbas. A equipa ecuménica criada para o efeito foi liderada por D. Kenneth Richards, arcebispo católico de Kingston e bispo responsável pelo ecumenismo na Conferência Episcopal das Antilhas que foi coadjuvado pelo secretário-geral da Conferência Caribenha de Igrejas, Gerald Granado. A Semana de Oração deste ano tem como lema a frase do livro do Êxodo: “A tua direita, Senhor, resplandeceu de poder!” (Ex 15,6).

Recorde-se que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebra-se anualmente entre 18 e 25 de janeiro. Este momento de Oração pela Unidade dos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e Portugal preparou o material no ano 1996.

Na diocese do Porto (ver cartaz nesta página) serão estas as celebrações que farão parte desta semana ecuménica na qual os cristãos rezam juntos pela unidade: no dia 18, quinta-feira, a semana começa no Mosteiro de Bande, em Paços de Ferreira, com uma celebração pelas 18 horas; no dia 22, segunda-feira, será a Catedral do Porto a receber a celebração ecuménica pelas 21.30h; na quarta-feira, dia 24, às 21.30h, na Igreja das Taipas, será em ambiente da Oração de Taizé que ecoaram as preces pela unidade dos cristãos; nesse mesmo dia haverá uma celebração ecuménica no Seminário de Cristo-Rei em Vila Nova de Gaia pelas 21.15h; finalmente, a 25 de janeiro, quinta-feira, último dia do Oitavário, terá lugar uma celebração ecuménica em Vila Nova de Gaia, na Paróquia de S. João Evangelista (Igreja Lusitana) com a participação da Comunidade da Serena do Pilar.

Também em Vila Nova de Gaia, no Candal, embora já fora da semana de oração pela unidade, mas com o mesmo espírito, haverá uma celebração ecuménica na Paróquia Lusitana do Bom Pastor no domingo dia 28 de janeiro.

Por Rui Saraiva

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Folheto
2018-05-04 16:29:44
Suplemento
2018-03-15 12:02:31
Boletim
2018-02-21 12:43:29
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.