Faixa publicitária
SEMANA DO CONSAGRADO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

01 de Fevereiro - Vigília de Oração

Porto Nascente 21h00 Na casa das Irmãs Beneditinas de Tutzing (Baltar)

Porto Sul 21h30 Na casa dos Missionários Passionistas (Santa Maria da Feira)

Porto Norte e Grande Porto 21h30 Na Capela de Nossa Senhora de Fátima  (Jesuítas - Porto)

02 de Fevereiro - Celebração do dia do Consagrado

19h00 – Eucaristia na  Catedral do Porto

+ informações: cirp.pt/site


 

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CEVM PARA A SEMANA DO CONSAGRADO 2018

A Semana do Consagrado ajuda-nos a olhar, com especial atenção, para o grande tesouro da vida da Igreja e da humanidade que constitui a vida consagrada. Na diversidade de expressões que adquiriu, identificamos a incessante ação do Espírito Santo que sempre suscitou homens e mulheres santos que deixaram marcas de Deus na história. A cultura e a história do nosso país e da Europa, bem como as de países mais recentes, seriam de difícil compreensão sem ter em conta a presença e ação de tantas ordens religiosas, institutos e congregações. Na própria realidade da Igreja de hoje, reconhecemos o contributo indispensável dos consagrados e consagradas, quer nas igrejas locais, quer na igreja universal.

 

A consciência atenta e agradecida dos cristãos desemboca, naturalmente, em expressões de oração. Somos convidados a fortalecer os laços de comunhão que nos unem às nossas irmãs e irmãos consagrados e a rezar com ele(a)s e por ele(a)s, para que cada um(a) seja fiel e feliz na sua consagração. Pedimos ainda ao Senhor que os mais jovens descubram a riqueza da vida consagrada e respondam com alegria e generosidade ao chamamento a esta vocação.

No nosso tempo a vida consagrada pode e deve constituir um sinal de luz e de esperança, tendo diante de si o enorme desafio da sua renovação. São João Paulo II, na Exortação Apostólica Vita consecrata, escrevia que «a Igreja necessita da contribuição espiritual e apostólica de uma vida consagrada renovada e vigorosa» (n.º 13). Essa renovação, proposta aos vários institutos, orientar-se-á pelos princípios já enunciados pelo Concílio: o seguimento de Jesus Cristo como regra suprema; a fidelidade ao carisma e à função e índole particular; o conhecimento das circunstâncias dos tempos e das necessidades da Igreja. Este movimento carecerá de ter por base a renovação espiritual dos membros dos institutos e contar com a colaboração de todos.

Para que a vida consagrada seja um candelabro que ilumina à sua volta, importa não ficar presa à lógica de sobrevivência ou ao sentimento de nostalgia mas ouse abrir caminhos novos, dar lugar à profecia. Esta indispensável «conversão pastoral e missionária» de que fala o Papa Francisco, passa hoje pela redescoberta do sentido comunitário e pela alteração dos estilos de vida. Numa sociedade individualista e autorreferencial, a proposta de uma vida comunitária onde se exercita o valor da gratuidade, do serviço e da comunhão, em que se dá espaço à oração, à contemplação e ao silêncio, é um testemunho profético. Hoje espera-se dos consagrados a promoção de novos estilos de vida, sóbrios, solidários e hospitaleiros, alternativos à cultura utilitarista que privilegia a exterioridade, a competição e o descarte.

Os consagrados são verdadeiros «sentinelas da madrugada» e são chamados a contribuir para o rosto jovem, belo e atrativo da Igreja que brilha quando é «missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica de amor» (Papa Francisco). Na vida consagrada, esse rosto, além do lado masculino, evidencia o feminino. Com exemplo de Maria e o testemunho de tantas consagradas, a Igreja possa ser cada vez mais próxima, terna e afetuosa. Que a vida consagrada, sinal de luz e de esperança para o nosso tempo.

D. António Augusto Azevedo

Bispo auxiliar do Porto

e Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

Suplemento
2018-02-21 12:45:20
Boletim
2018-02-21 12:43:29
Brochura
2018-02-01 11:15:16
Guia de leitura - Capítulo IV Amoris Laetitia
2018-01-23 20:27:21
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.