10 de fevereiro: Vigília de Oração do Dia Mundial do Doente PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Na Igreja de Santo António das Antas pelas 21.30h

No próximo sábado dia 10 de fevereiro pelas 21.30h terá lugar na Igreja de Santo António das Antas, no Porto, uma Vigília de Oração para celebrar o Dia Mundial do Doente. A presidir a este momento de oração estará o Administrador Diocesano do Porto, D. António Taipa. O tema desta vigília de oração será: “A vocação materna da Igreja - como Maria, cuidar os feridos pela vida”.

Recorde-se que o Papa Francisco na sua Mensagem para o XXVI Dia Mundial do Doente, que agora se celebra no dia 11 de fevereiro de 2018, escreve no seu ponto 6: “Jesus deixou, como dom à Igreja, o seu poder de curar: «Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: (...) hão de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados» (Mc 16, 17.18). Nos Atos dos Apóstolos, lemos a descrição das curas realizadas por Pedro (cf. At 3, 4-8) e por Paulo (cf. At 14, 8-11). Ao dom de Jesus corresponde o dever da Igreja, bem ciente de que deve pousar, sobre os doentes, o mesmo olhar rico de ternura e compaixão do seu Senhor. A pastoral da saúde permanece e sempre permanecerá um dever necessário e essencial, que se há de viver com um ímpeto renovado começando pelas comunidades paroquiais até aos centros de tratamento de excelência. Não podemos esquecer aqui a ternura e a perseverança com que muitas famílias acompanham os seus filhos, pais e parentes, doentes crónicos ou gravemente incapacitados. Os cuidados prestados em família são um testemunho extraordinário de amor pela pessoa humana e devem ser apoiados com o reconhecimento devido e políticas adequadas. Portanto, médicos e enfermeiros, sacerdotes, consagrados e voluntários, familiares e todos aqueles que se empenham no cuidado dos doentes, participam nesta missão eclesial. É uma responsabilidade compartilhada, que enriquece o valor do serviço diário de cada um.”

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde do Porto a todos convida para esta Vigília de Oração sublinhando ser uma oportunidade para olhar a experiência da fragilidade humana como caminho para Deus, em Igreja.

Particularmente convidados são aqueles que, nas paróquias, instituições ou hospitais, exercem qualquer serviço de visita e acompanhamento das pessoas mais fragilizados das comunidades. Incluem-se também pessoas idosas ou fragilizadas e cuidadores.

Recursos Gráficos
2018-07-13 15:07:10