Vigararia da Maia encerrou em festa as Visitas Pastorais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

A Maia já há alguns anos que não recebia a Visita Pastoral do Bispo da Diocese ou seus Auxiliares desde 2006/07. A última foi feita por D. João Miranda Teixeira, que percorreu todas as Paróquias da Vigararia.

Por vontade e desejo Pastoral do Senhor D. António Francisco dos Santos, de saudosa memória, e dos seus Bispos Auxiliares e conselho Presbiteral e dos Leigos e outras instâncias pastorais diocesanas a Vigararia da Maia seria a primeira a ter a Visita Pastoral, de todos os Bispos da Diocese. Pelos 4 foram divididas as Paróquias. Em setembro Deus chamou a si D. António Francisco. Um onda de tristeza varreu toda a Diocese. Foi celebrada a sua morte. “Perdemos um Bispo e Amigo, mas recebemos um Santo”.

Porque a vida da Igreja é um continuar a missão de Jesus , começaram as Visitas Pastorais com os três Bispos Auxiliares, em outubro de 2017 e terminaram a 28 de janeiro de 2018.

Cada Paróquia fez caminho.Acolheu o Bispo com emoção, alegria. A terra foi arada e as sementes evangélicas foram lançadas e vão germinar, melhor, já começaram a germinar.

Desde o início foi programado o Encerramento, com a presença de todos os “operários” da messe do Senhor.

Este encontro final realizou-se, dia 4 de fevereiro e no Pavilhão de ténis da Cidade da Maia, que de Pavilhão se tornou catedral para celebrar a Eucaristia onde toda a Vigararia teria lugar. Foram milhares os que participaram em toda a Liturgia.

Voz Portucalense, como semanário Diocesano, divulgou cada uma das visitas.

No encerramento, no domingo 4 de fevereiro de 2018, estiveram os três Bispos da Diocese: D. António Taipa, Administrador Diocesano e D. Pio Alves de Sousa e D. António Augusto Azevedo, Bispos Auxiliares, os Párocos e Diáconos residentes na Maia. O Vigário, P. Orlando Santos, fez a introdução e o agradecimento final. A procissão de entrada foi feita com a Cruz Paroquial de cada paróquia e o muitos estandartes. Tudo esteve muito bem: o Grupo Coral embelezou a celebração; e todos fizeram tudo muito bem.

No Momento da homilia D. António Taipa afirmou: Encerramos hoje e aqui a nossa Visita Pastoral a estas belas Terras da Maia. A esta gente feliz e criativa, alegre e aberta à novidade de cada

tempo. Que vai sabendo responder aos desafios e às solicitações de cada época. Aberta, ao futuro aberto à vida.

Salientou a propósito dos Bispos se encontrarem com o povo de Deus, “para o ouvir e o sentir, auscultar nos seus projetos e realizações, nos seus sonhos e nas suas esperanças”, e também estabelecer com os párocos uma relação afetiva de amizade.

Lembrou “a simplicidade e a nobreza como fomos recebidos em toda a parte. Desde a Câmara Municipal, às Juntas de Freguesia, das unidades de trabalho às sedes sociais das diversas associações, até à casa mais humilde que tivemos o gosto e a felicidade de

visitar. A alegria com que nos olhastes e nos falastes, com que nos acompanhastes em muitas atividades!

Foi uma cerimónia rica em sinais, alegrada com a música e os cânticos e com a participação de todas as paróquias, sublinhem-se as palavras de agradecimento pelo acolhimento, esforço e trabalho dos diferentes agentes de cada paróquia e, de substancial importância, as palavras de incentivo e de coragem para todos os que assumindo as dificuldades, limitações, e tantas vezes, desânimos, revelam-se extraordinários na perseverança, na força e na fé.

Cada paróquia apresentou o seu compromisso, em resultado da visita, e recebeu uma Bíblia assinada pelos três Bispos, na perspetiva de elevar a Palavra e torná-la força motriz de uma Igreja em saída. D. Pio Alves, nas suas palavras finais, lembrou que “... a visita pastoral não encerra aqui, nesta cerimónia. A visita pastoral está a passar por aqui (...)”.

Porque era inevitável não falar nem pensar em D. António Francisco, cremos que, junto de Deus, estará com certeza contente com o resultado desta Visita Pastoral e com os frutos que deixou nas diferentes paróquias.”

((PS; PIl; BT; IA e PDJ)

Brochura Caminhada