Visita Pastoral à Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Decorre de 23 de fevereiro a 10 de junho a Visita Pastoral do Administrador Diocesano do Porto e bispos auxiliares à Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira. Para cumprir o desafio proposto por D. António Francisco dos Santos. Publicamos aqui o programa desta Visita Pastoral. A apresentação pública será nesta sexta-feira, dia 23, no Salão Paroquial de S. João da Madeira

A Visita Pastoral à Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira do Administrador Diocesano do Porto, D. António Taipa e dos bispos-auxiliares, D. Pio Alves e D. António Augusto Azevedo decorrerá de 23 de fevereiro a 10 de junho.

Tal como aconteceu na Vigararia da Maia na Região Pastoral do Grande Porto, também na Região Pastoral Sul na Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, o Administrador Diocesano e bispos-auxiliares cumprirão a programação proposta por D. António Francisco dos Santos.

Como se pode ler no folheto de apresentação desta Visita Pastoral, este é o momento para “viver esta hora” tal como anunciou D. António Francisco no “desafio” que “deixou na homilia da peregrinação diocesana a Fátima no passado dia 9 de setembro de 2017”.

Em particular, é citado um documento de 8 de janeiro de 2017 assinado pelo saudoso bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, no qual é feita uma reformulação pormenorizada do programa das visitas pastorais.

No folheto de apresentação da Visita Pastoral à Vigararia e Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira é transcrita uma parte desse documento do bispo do Porto que aqui publicamos: “ A visita pastoral é uma oportunidade para fazer sentir, através da presença do bispo, que a Igreja quer estar presente no caminho da esperança conjunta com toda a humanidade. Queremos ser Igreja renovada na caridade, educadora da fé e fortalecida pela oração; assim, apresentando-se com humildade e simplicidade, é lugar de esperança para o mundo. A Igreja deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer o desalento de uns, o medo de outros e a pobreza de muitos”.

No folheto informativo desta Visita Pastoral, para além do programa que aqui publicamos em destaque, é possível encontrar os quatro vetores de um período proposto e vivido no lema pastoral diocesano deste ano: “Movidos pelo Amor de Deus”.

Em primeiro lugar é declarado que esta é a “Visita do Pastor”, o bispo, que “representa a unidade eclesial que faz de todos os cristãos um único rebanho”. É salientada a importância da “presença do Pastor” para o sentimento de “pertença à Igreja” e como animadora da caminhada para a santidade.

Numa segunda ideia é apresentada a Visita Pastoral como um momento para viver “uma família unida”, pois “com o bispo, unido ao Papa e aos demais bispos, estamos com toda a Igreja no testemunho belo e convincente de uma Família Unida” – pode-se ler no referido folheto informativo.

Destaque ainda neste folheto para outros dois motivos desta Visita Pastoral: “Uma comunidade cristã para uma sociedade nova” que procura testemunhar uma “fraterna convivência” construindo uma “sociedade melhor”; e ainda o motivo: “Uma comunidade com Cristo e em Cristo” que pretende “fazer de todos pedras vivas” do Templo do Senhor. Para ser uma “Família que é de Cristo”.

Esta Visita Pastoral tem início solene no dia 23 de fevereiro pelas 21 horas, no Salão Paroquial de S. João da Madeira, com a presença do Administrador Diocesano do Porto, D. António Taipa e dos bispos-auxiliares, D. Pio Alves e D. António Augusto Azevedo.

Por Rui Saraiva

Brochura Caminhada