Faixa publicitária
Visita Pastoral à Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

 

Decorre de 23 de fevereiro a 10 de junho a Visita Pastoral do Administrador Diocesano do Porto e bispos auxiliares à Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira. Para cumprir o desafio proposto por D. António Francisco dos Santos. Publicamos aqui o programa desta Visita Pastoral. A apresentação pública será nesta sexta-feira, dia 23, no Salão Paroquial de S. João da Madeira


A Visita Pastoral à Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira do Administrador Diocesano do Porto, D. António Taipa e dos bispos-auxiliares, D. Pio Alves e D. António Augusto Azevedo decorrerá de 23 de fevereiro a 10 de junho.

 

Tal como aconteceu na Vigararia da Maia na Região Pastoral do Grande Porto, também na Região Pastoral Sul na Vigararia de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, o Administrador Diocesano e bispos-auxiliares cumprirão a programação proposta por D. António Francisco dos Santos.

Como se pode ler no folheto de apresentação desta Visita Pastoral, este é o momento para “viver esta hora” tal como anunciou D. António Francisco no “desafio” que “deixou na homilia da peregrinação diocesana a Fátima no passado dia 9 de setembro de 2017”.

Em particular, é citado um documento de 8 de janeiro de 2017 assinado pelo saudoso bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, no qual é feita uma reformulação pormenorizada do programa das visitas pastorais.

No folheto de apresentação da Visita Pastoral à Vigararia e Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira é transcrita uma parte desse documento do bispo do Porto que aqui publicamos: “ A visita pastoral é uma oportunidade para fazer sentir, através da presença do bispo, que a Igreja quer estar presente no caminho da esperança conjunta com toda a humanidade. Queremos ser Igreja renovada na caridade, educadora da fé e fortalecida pela oração; assim, apresentando-se com humildade e simplicidade, é lugar de esperança para o mundo. A Igreja deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer o desalento de uns, o medo de outros e a pobreza de muitos”.

No folheto informativo desta Visita Pastoral, para além do programa que aqui publicamos em destaque, é possível encontrar os quatro vetores de um período proposto e vivido no lema pastoral diocesano deste ano: “Movidos pelo Amor de Deus”.

Em primeiro lugar é declarado que esta é a “Visita do Pastor”, o bispo, que “representa a unidade eclesial que faz de todos os cristãos um único rebanho”. É salientada a importância da “presença do Pastor” para o sentimento de “pertença à Igreja” e como animadora da caminhada para a santidade.

Numa segunda ideia é apresentada a Visita Pastoral como um momento para viver “uma família unida”, pois “com o bispo, unido ao Papa e aos demais bispos, estamos com toda a Igreja no testemunho belo e convincente de uma Família Unida” – pode-se ler no referido folheto informativo.

Destaque ainda neste folheto para outros dois motivos desta Visita Pastoral: “Uma comunidade cristã para uma sociedade nova” que procura testemunhar uma “fraterna convivência” construindo uma “sociedade melhor”; e ainda o motivo: “Uma comunidade com Cristo e em Cristo” que pretende “fazer de todos pedras vivas” do Templo do Senhor. Para ser uma “Família que é de Cristo”.

Esta Visita Pastoral tem início solene no dia 23 de fevereiro pelas 21 horas, no Salão Paroquial de S. João da Madeira, com a presença do Administrador Diocesano do Porto, D. António Taipa e dos bispos-auxiliares, D. Pio Alves e D. António Augusto Azevedo.

Por Rui Saraiva

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Brochura Caminhada
2018-11-14 16:53:38
Word - V5
2018-11-06 15:59:47
PDF - V4
2018-11-06 15:45:09
Semana dos Seminários
2018-10-22 15:26:09
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.