Faixa publicitária
Homilia - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2018

1 – Na mensagem que vos dirigiu para o dia Mundial da Juventude, em preparação do encontro internacional a ter lugar no Panamá em Janeiro de 2019, o Santo Padre coloca à nossa reflexão e meditação, à nossa contemplação uma das figuras maiores, a maior, na História da Salvação, no âmbito do Diálogo Salvífico de Deus com a humanidade. Maria. Essa jovem menina, simples e pobre, oriunda daquela pequenina e desconhecida aldeia de Nazaré, na Galileia dos gentios.

2 – Ela própria define o seu perfile de jovem judia, na resposta final com que conclui o belo e pedagógico diálogo com a Anjo da Anunciação: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra”.

 

3 – A saudação, a proposta do Anjo intrigou aquela menina. Não entendeu. Ficou perturbada. O Anjo ajudou-a, invocando o amor e a indispensável ajuda de Deus. E Maria entrega-se. “Seja o que Deus quiser”.

4 – Naquele seu sim vai a expressão maior da sua fé javista. Da sua confiança absoluta no seu Senhor. O seu amor a quem, ela acredita e sabe, não engana nem ilude nenhum daqueles que n’Ele confiam. Fecha os olhos e entrega-se.

Aí vai protesto da sua pobreza e da sua liberdade em relação a tudo. Ao que pode pensar e julgar, aos seus próprios projetos de futuro.

5 – Coloca-se nas mãos do seu Senhor. Que faça o que entender. E assim sobe à consideração de todas as gerações – todos me chamarão bem-aventurada – , assim se constitui naquele espaço humano aberto e disponível à realização da maior maravilha de Deus - a Incarnação de seu Filho. O Jesus que concebe for força e acção do Espírito santo é o Filho de Deus. Deus Ele mesmo.

6 – A resposta de Maria é a resposta que Deus esperava do Povo que escolhera e que, de há séculos, vinha preparando para acolher o Seu Filho, o Messias Salvador.

7 – E aí começa ela a nascer para a verdade inteira daquele menino que deu à luz. Para a fé no seu Filho.

Das perplexidades da anunciação, superadas pela palavra do Anjo, Maria vai agora confrontar-se com palavras e gestos de seu Filho que não entende, que a deixam a pensar. Não entendia, não compreendeu muitas coisas, diz o evangelista. Mas tudo guardava no seu coração. Esperava e esperou que tudo se viesse a esclarecer.

E acompanha o seu filho até á hora maior da sua vida, a hora que determinou toda a sua existência. A hora que, se em Canaá ainda não tinha chegado, chegou, a Hora da Cruz, o trono da sua glória. Ali, de pé, ali está ela, junto de seu Filho, onde o Espírito, por força do qual concebeu lho revela como o Filho de Deus, Deus Ele mesmo entregue pela redenção do universo, pela salvação da humanidade.

8 – Ela é o modelo do ser cristão que apaixonada pelo seu Senhor com ele vai até á morte, e com ele participa, de modo especial, na sua obra de salvação.

É nesta comunhão que será elevada ao Céu, àquela plenitude de vida que, na fé e esperança todos esperamos. É a Nossa Senhora da Assunção.

9 – Consciente, arriscou, arriscou e venceu. Na sua fé. Na sua confiança. No seu amor àquele que, misericordioso, vive e sente, chora a dor que partilha com os seus filhos, filhos que procura e quer junto de si.

10 – Como Maria, diz o santo Padre “não temais”, não tenhais medo daquilo que Deus vos pede, daquilo que a sociedade e a Igreja esperam de vós.

11 – Mas de que tendes vós medo? Pergunta o Santo Padre, e responde, podeis ser assolados por um “medo de fundo que existe em muitos de vós, o medo de não ser amados, bem-queridos, de não serdes aceites por aquilo que sois”. É daqui e por aqui que alguns de vós enveredam por caminhos ínvios por caminhos que não conduzem a nada.

Não vos deixeis dominar por esses medos e perturbações.

12 – Acreditai em Deus. Nesse Deus que, como outrora e sempre, vos conhece, sente e vive os vossos problemas, as vossas dificuldades e interrogações. Nesse Deus que veio, que veio no seu Filho que entregou para a libertação dos homens que procurava e queria junto de si. Que veio e continua a vir pelas mais diversas mediações a que precisamos de estar atentos e discernir, na nossa vida. Esse Deus que deposita em vossos corações o seu Espírito de amor, que vos ilumina, e vos faz ver naquele Jesus, o seu Filho, a maior expressão do seu amor. Que nele vos faz ver a verdade e o caminho da vida, da vida autêntica

13 – Juntai-vos, diz o Santo Padre, fazei silêncio à vossa volta e rezai. Deixai-vos penetrar por essa força de Deus. Disponibilizai-vos, felizes, para Ele fazer de vós o que muito bem entender. Colocai-vos nos seus braços. Não tenhais medo. Sereis felizes.

14 – Acreditai na Igreja que sois e constituis e que de Jesus recebeu a missão de o tornar visível no decorrer das gerações, por uma vida de proximidade, de amizade, de perdão e de misericórdia, de tolerância e compaixão, Igreja que permanentemente vos estende a mão de Jesus amigo. Igreja que vos pensa e vos ama. Que vos dispensa a palavra de Deus, os sacramentos da vida, e vos traça e aponta os caminhos do Senhor.

15 – Acreditai na bondade da vida que recebeis do amor de Deus, nesta vida que o Pai conduzirá sempre a bom porto, ainda que, às vezes, por caminhos difíceis.

16 – Acreditai nos homens e acreditai em vós, nas vossas capacidades e energias.

17 – São caminhos de vitória e de liberdade, são caminhos de paz e serenidade, estes caminho fé nas suas diversificadas expressões.

18 – E depois, meus queridos jovens, não vos esqueçais nunca: se Deus quer precisar de voz para a realização do seu projeto de salvação, também a Igreja e a sociedade tem necessidade de vós para abrir e romper caminhos de novidade e de vida. Precisamos de vós, assim como sois.

Com a vossa fome e exigência de verdade e coerência num mundo que às vezes parece envolvido e dominado pela e mentira e falta de transparência nas relações entre os homens.

Temos necessidade da vossa alegria de viver para entusiasmar e trazer à festa da vida tantos e tantas que têm a vida como um fardo pesado e difícil de transportar, fonte de pesadelos e desilusões.

Precisamos do vosso amor e sensibilidade à paz, neste nosso tempo, em que a violência e a guerra ainda têm um lugar tão grande na relação dos homens e dos povos. Os homens matam-se por razões políticas e religiosas, em razão de medos e frustrações familiares e sociais.

Temos muita necessidade da vossa juventude, do vosso amor, da vossa alegria, da vossa força e capacidade de novidade.

18 – Tende confiança. Não tenhais medo. Deus está convosco e a Virgem Maria que Jesus nos deu como mãe, cuida de vós. Atenta á vossa vida, como outrora em Caná, também hoje ela leva ao cuidado de seu Filho o que são os nossos problemas, as nossas lutas, e Jesus operará, como enão, as suas maravilhas em nós e no meio de nós.

19 – Aqui e daqui queremos saudar o nosso Bispo D. Manuel linda. Agradecemo-lo a Deus que no-lo deu e ao Santo Padre que no-lo enviou. Para ele pedimos à Virgem Maria. Nossa, Mãe, que o cubra com o carinho da sua bênção maternal, e o assista no desempenho do seu ministério episcopal, na nossa Diocese.

Desta “amada Diocese” como gostava de dizer o nosso “querido Bispo” D António Francisco a quem pedimos nos lembre ao Pai do Céu junto de quem se encontra.

2018.03.25

+ António Maria Bessa Taipa

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Suplemento
2018-03-15 12:02:31
Convocatória + cartaz
2018-02-28 15:29:21
Boletim
2018-02-21 12:43:29
Brochura
2018-02-01 11:15:16
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.