Faixa publicitária
Encontro Diocesano de formação missionária PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano das Missões da Diocese do Porto promoveu o primeiro encontro de formação missionária durante toda a manhã do dia 9 de Junho para os agentes da animação missionária na Diocese na casa do Vilar no Porto. Para esta sessão de formação foram convidados os membros do secretariado, os assessores e equipas vicariais das Missões, os grupos paroquiais missionários e os demais grupos ligados aos institutos missionários. Ao todo juntaram-se cerca de 100 pessoas em representação de quase todas as vigararias da diocese.

Depois da saudação inicial feita pelo P. Alípio Barbosa, director diocesano do secretariado das Missões, e sumária apresentação dos presentes, seguiu-se um breve tempo de oração.

Este tempo de formação esteve a cargo do P. Pedro Gouveia dos Missionários do Espírito Santo que situou a centralidade da Missão no próprio Jesus que foi o enviado do Pai e o que envia os seus discípulos para darem continuidade à Missão recebida. Essa é a tarefa primeira da Igreja: anunciar Jesus Morto e Ressuscitado de modo a suscitar a conversão e o seguimento de Jesus. Esta é a primeira evangelização e também a tarefa fundamental da Igreja Missionária com a qual todos os cristãos como discípulos missionários devem estar comprometidos.

O P. Pedro falou-nos de várias fases e figurinos de Missão mas destacou que essa é a tarefa primeira da Igreja em todos os seus âmbitos: pessoal, comunitário, paroquial ou diocesano.

Visitou-nos D. Manuel Linda que saudou como muito oportuna e necessária esta iniciativa e convidou todos os presentes a empenharem-se no compromisso missionário quer na Igreja local quer no serviço a Igreja Missionária.

D. António Augusto acompanhou a quase totalidade dos trabalhos. Na sua intervenção destacou o valor desta iniciativa no âmbito da celebração do Outubro missionário proposto pelo Papa para 2019 e do Ano Missionário promovido pelo Episcopado Português com início em Outubro deste ano.

Situou esta iniciativa no âmbito do projecto pastoral da diocese que tem como objectivo geral para este quadriénio “a alegria do Evangelho é a nossa Missão” e como objectivo específico para 2019 “todos discípulos missionários”.

A partir da nota pastoral dos bispos lembrou que a acção missionária é o “paradigma de toda a obra da Igreja” de modo a despertar um novo impulso e consciência da Missão e retomar esse impulso evangelizador. Insistiu na oportunidade de se criarem não só as equipas vicariais das Missões e também os grupos paroquiais missionários como força mobilizadora das comunidades não só para o compromisso com a Igreja universal mas também no empenho concreto nas comunidades locais.

Seguiu-se o testemunho da Lúcia Baltar, leiga, que desde criança esteve comprometida com a actividade missionária. Primeiro na sua terra como animadora de grupos missionários. Depois como missionária por algum tempo em Angola onde ainda tem o coração. Depois como missionária no seu meio numa atenção permanente ao que Deus lhe via pedindo. Após este testemunho simples mas apaixonado surgiram outros pequenos testemunhos de grupos paroquiais que alimentam não só o empenho missionário nas suas comunidades mas também estão presentes em toda a vida paroquial.

Presença muito simpática foi o Grupo Estrelas Missionárias, um Grupo da Infância Missionária de Pinheiro da Bem Posta, que nesta década de serviço, levou já as Crianças a continuarem agora como Grupo de Adolescentes e Jovens Missionários. Partilharam seu entusiasmo.

Concluiu-se que os grupos missionários nas paróquias não são “mais um grupo”, mas o “grupo” que dá espírito missionário a todos os outros grupos e movimentos paroquiais.

A manhã foi concluída com algumas sugestões em ordem à vivência missionária através da participação na semana de missionologia e nas Jornadas Missionárias a realizar em Fátima e também com propostas de calendário para iniciativas a realizar na diocese ao longo do novo ano pastoral. Todos concluíram que é uma iniciativa a ter continuidade. Pelo Secretariado Diocesano:

P. Augusto Farias, SMBN

 

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Ficha de inscrição e programa
2018-06-13 15:14:45
Ficha de inscrição
2018-06-11 11:58:35
Panfleto informativo
2018-06-11 11:56:53
Folheto
2018-05-04 16:29:44
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.