Mensagem de saudação e agradecimento PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

O Papa Francisco acaba de escolher o Cónego Américo Manuel Alves Aguiar, sacerdote desta nossa Diocese do Porto, para auxiliar, no ministério episcopal, Sua Eminência o Patriarca de Lisboa. Agradecemos ao Santo Padre este reconhecimento implícito das qualidades do nosso presbitério diocesano, felicitamos quem o vai receber e apresentamos os mais sinceros parabéns ao eleito, pois “foi julgado digno”.

O Cón. Américo Aguiar leva consigo uma vasta experiência, adquirida nos mais diversos sectores pastorais: desde a paroquialidade ao trabalho nos serviços centrais da Diocese, da Vigararia Geral à administração da Rádio Renascença. Mas foi, sobretudo, na Irmandade dos Clérigos que deixou marca indelével: na responsabilidade do restauro da igreja e da torre, no dinamismo cultural que lhe incutiu e na projeção turística além-fronteiras, fazendo desta o verdadeiro «ex-libris» da cidade e da região.

Ao longo dos seus dezoito anos de Presbítero, serviu zelosamente vários Bispos do Porto, desempenhou diversas funções, estabeleceu profícuas relações com as autoridades e com a sociedade civil e não descuidou a sua formação intelectual e contínua.

Homem sereno e desprendido, dotado de uma forte capacidade de diálogo, de notória bonomia e não menos reconhecida ironia, o agora bispo eleito adquiriu, por mérito próprio, muitos amigos que profundamente o respeitam e o estimam. Soube constituir-se, pois, como um verdadeiro sacerdote generoso, simpático e afável, tal como o Papa Francisco propõe e estes nossos tempos reclamam.

Desejamos muitas felicidades e muitas alegrias ao novo bispo: o Espírito do Senhor o conduza pelas vias de um efetivo serviço, simples e humilde, à Igreja e à sociedade. E que Nossa Senhora da Vandoma o sustente sempre no seu regaço maternal.

Porto, 1 de março de 2019

+ Manuel Linda