Faixa publicitária
SAUDAÇÃO À DIOCESE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Neste dia em que é anunciada a minha nomeação como novo Bispo da Diocese de Vila Real, quero manifestar a minha profunda gratidão e comunhão para com o Santo Padre, o Papa Francisco, por este sinal de confiança na minha pessoa e pela sua solicitude para com a diocese.

Saúdo com afeto o meu antecessor, Dom Amândio Tomás, por quem nutro, há muito anos, profunda estima e amizade. Saúdo com alegria todos os sacerdotes que servem dedicadamente a diocese, bem como os diáconos, os religiosos, as religiosas e os seminaristas. Conto com todos vós porque sois colaboradores próximos do bispo.

Saúdo todos os leigos da diocese, os que exercem os vários serviços e ministérios, os membros das várias associações, grupos ou movimentos laicais. O vosso compromisso no exercício da corresponsabilidade será indipensável para todos construirmos uma Igreja mais viva e missionária.

Saúdo todas as autoridades autárquicas, académicas, civis e militares, presentes na área da diocese de Vila Real, bem como as Misericórdias e todas as instituições de caráter social, cultural, recreativo ou desportivo. Manifesto o meu apreço pela vossa atividade específica e a disponibilidade para estabelecer laços de cooperação.

Saúdo as famílias, os casais, as crianças, os mais velhos e os doentes a quem apresento todo o meu carinho. Saúdo também os jovens, por quem terei uma especial deferência porque são o «agora» de Deus e o futuro da diocese. Saúdo ainda todos aqueles e aquelas que não são católicos, pertencem a outra confissão cristã ou professam outra religião.

Para mim será uma grande honra e motivo de alegria servir a diocese de Vila Real como Bispo. Tenho um grande respeito pela sua história de diocese quase centenária, cujas raízes cristãs mergulham bem fundo na história. Reitero a minha admiração pelo caráter e a cultura das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para mim e para vós, para toda a diocese, este é um dia que marca o futuro com o sinal da esperança. Vou chegar com total disponibilidade para caminhar convosco e assim construirmos em conjunto uma Igreja que responda aos grandes, difíceis mas belos desafios do nosso tempo; uma Igreja reunida à volta de Jesus Cristo, convertida à novidade do seu Evangelho e animada pelo seu Espírito.

Conto com todos e cada um de vós, com a força da vossa fé, a lealdade da vossa colaboração e com o alento das vossas orações.

Que Maria, Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, continue a ser a grande intercessora para que Deus nos encha das suas graças e bênçãos.

 

+António Augusto de Oliveira Azevedo

11 de maio de 2019

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.