Faixa publicitária
D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Numa primeira declaração à VP D. António Augusto Azevedo assinala a sua gratidão ao Papa Francisco, saúda a diocese de Vila Real e recorda a diocese do Porto onde cresceu como “cristão, seminarista, padre e depois como bispo”.

Com data de sábado dia 11 de maio de 2019, o Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo como novo bispo da diocese de Vila Real, sucedendo a D. Amândio Tomás. Tendo sido nomeado bispo auxiliar do Porto a 9 de janeiro de 2016 com ordenação celebrada a 19 de março desse mesmo ano, D. António Augusto abraça agora a missão de servir a diocese de Vila Real como bispo titular.

Numa primeira declaração à VP, D. António Augusto saúda a diocese de Vila Real recebendo com gratidão a nomeação do Papa Francisco. “O primeiro sentimento é de gratidão ao Papa, porque quando confia uma diocese, uma porção do Povo de Deus a um bispo, é porque entenderá que é a pessoa que melhor pode acompanhar e caminhar com esse Povo” – afirmou D. António Augusto salientando a “prova de confiança” do Santo Padre.

O bispo auxiliar do Porto sublinha a sua alegria por “poder servir o Povo de Deus da diocese de Vila Real” assinalando ter “muita vontade” de o ajudar a caminhar e “responder aos desafios que estes tempos requerem”.

Recordando o facto de que “várias gerações” dos padres da diocese de Vila Real se terem formado na diocese do Porto, de cujo Seminário Maior D. António Augusto foi Reitor, o novo bispo de Vila Real afirma ter um bom “conhecimento pessoal” e “afinidade” com o clero daquela diocese, sobretudo com os mais jovens. “Estimo as pessoas e conheço-as e reconheço o seu valor” – afirmou D. António Augusto salientando que existe em Vila Real entre os sacerdotes e os leigos uma boa “base humana para se fazer um bom trabalho, porque as pessoas são o essencial”.

Uma palavra de agradecimento ainda de D. António Augusto à diocese do Porto, onde cresceu “como “cristão, seminarista padre e depois como bispo” numa diocese “tão rica e tão especial” – disse o novo bispo de Vila Real declarando não ser esta uma “palavra de despedida” para o Porto mas um novo serviço à Igreja que agora assume.

D. António Augusto nasceu a 14 de junho de 1962 em S. Pedro de Avioso no concelho da Maia e foi ordenado presbítero a 13 de julho de 1986 na Catedral do Porto.

Nos dois primeiros anos de sacerdócio foi Vigário Paroquial de Santo Tirso (1986-1988), assumindo função de Capelão Militar na Força Aérea em 1988. Torna-se Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora em 1989.

De 1990 a 2000 ocupou as funções de Pároco de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia, acumulando este múnus com a Assistência da Pastoral Operária do Porto (LOC e JOC), de 1998 a 2000.

Foi docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa desde 2003, tornando-se em simultâneo Prefeito e Professor no Seminário Maior do Porto.

Exerceu o cargo Juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto desde 2004, ano em que assumiu a Capelania do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (2004-2012). Em 2005 assumiu o serviço de Assistente Diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM).

Foi nomeado Reitor do Seminário Maior do Porto em 2012 e responsável pelo acompanhamento dos Padres Novos em 2015.

Foi nomeado bispo auxiliar do Porto pelo Papa Francisco a 9 de janeiro de 2016 e foi ordenado bispo a 19 de março desse mesmo ano. Como bispo auxiliar do Porto (2016-2019) assumiu o acompanhamento pastoral da região Sul e foi o responsável pela Peregrinação Diocesana a Fátima em setembro de 2017.

(RS)

 

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.