Faixa publicitária
Gaia Norte. Visita Pastoral – Bispo do Porto: Dinamismo, unidade e esperança PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Na Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral à Vigararia de Gaia Norte, no domingo dia 9 de junho, D. Manuel Linda apelou ser urgente pregar a esperança e assinalou ter sentido na Visita Pastoral à Vigararia de Gaia Norte os desafios do dinamismo, da unidade e da esperança. Publicamos aqui texto e fotos que nos foram enviados.

Com D. Manuel Linda, bispo do Porto, passaram pelas 13 paróquias os bispos auxiliares D. Pio Alves, D. António Augusto Azevedo e D. Armando Domingues segundo calendário conhecido e partilhado. Sempre em consonância estiveram o Vigário de Gaia Norte, padre Emanuel Brandão, pároco de Valadares e o Vigário Adjunto Cónego Jorge Duarte, pároco de Mafamude. Em comunhão eclesial estiveram sempre os pastores de cada paróquia que garantiram o êxito da Visita Pastoral. De notar que esta foi a última Visita Pastoral em que todos os bispos – titular e auxiliares – visitaram uma vigararia. De futuro será aplicado um novo modelo, onde cada bispo auxiliar é responsável por uma Região Pastoral, anunciou-se na apresentação destas Visitas Pastorais a Gaia Norte.

 

09 de junho de 2019 – Dia de Pentecostes – foi dia solene de encerramento da Visita Pastoral. Momentos altos foram vividos no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia – Parque da Lavandeira. Pouca passava das 15h15m quando se iniciou a preparação da Festa. Ainda no exterior do pavilhão, o acolhimento das autoridades civis e religiosas e de muitos cristãos das diversas paróquias que se juntavam, esteve a cargo da Orquestra Ligeira da Banda de Música de Avintes com um programa variado e de qualidade. No interior do pavilhão um coro de cerca de 130 elementos ensaiava, com a assembleia que ia ocupando os seus lugares, os temas que iriam preencher a animação da Eucaristia de encerramento.

Já preparada a procissão para o altar, o acolhimento foi feito pelo Vigário Adjunto Cónego Jorge Duarte, pároco de Mafamude, que lembrou o lema que presidiu a esta visita Pastoral que ora se encerrava. Na senda do lema diocesano:” Todos discípulos missionários – ir mais longe” lembrava que fora/era um tema e de agora em diante seria um desafio e um programa.

Pelas 16h00 iniciava-se a Eucaristia, que, nem de propósito, teria no seu enquadramento litúrgico, o Espírito Santo e o envio: “E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Jo 20, 21-23. Presidiu o bispo titular D. Manuel Linda e com eles concelebraram os 3 bispos auxiliares da Diocese do Porto e os párocos das 13 paróquias da Vigararia Gaia Norte. Ainda alguns sacerdotes convidados.

Da homilia de D. Manuel Linda respigamos: “São 3 os desafios retirados das 3 leituras acabadas de proferir e que nos interpelam veementemente: dinamismo, unidade e esperança”. A partir de Atos 2,1-11 referiu D. Manuel “… e depois de um período de natural medo, os apóstolos saíram a pregar a Boa Notícia do Salvador, o Cristo. Ele continuava a estar com eles como hoje está connosco. Não fisicamente, mas com um intérprete, um defensor – o Espírito Santo. E foram até aos confins da terra. Quem tem boca tem de falar e com entusiasmo em comunhão efetiva com todos os povos” – nisto o dinamismo. Da Epistola de Paulo aos Coríntios, cap. 12 e “utilizando, como Paulo, a metáfora do corpo – todos os membros têm uma função e conduzem à união -, somos conduzidos à missão da unidade da família alargada – a Igreja. Também nós temos de pregar Jesus, o Cristo, seguindo o fermento da unidade. Na paróquia com o pároco, na diocese com o (s) bispo (s)”. Diria ainda, “o nosso mundo não nos perguntará quantos somos, pouco importa a preocupação por estatísticas, mas quais somos, onde estamos, o que fazemos. Vivamos este sentido de corpo, de unidade”.  Ainda o Evangelho de João Jo 20, 19-23 “leva-nos para o recomeço permanente centrado numa palavra – esperança. A nossa realidade velha – o pecado – tem de ser substituída pela medida nova. O bem sempre traz liberdade individual e coletiva. Sejamos paróquias missionárias. Hoje falamos muito da fé e até da caridade (amor). E fazemos bem. Mas, no nosso tempo é urgente, muito urgente, pregar a esperança. Senti e sentimos estes 3 desafios – dinamismo, unidade e esperança – na igreja viva que visitamos na Vigararia Gaia Norte. Bem hajam”.

No final da Eucaristia o Vigário de Gaia Norte Padre Emanuel Brandão haveria de agradecer a todos os que permitiram esta Festa de Encerramento – do mais responsável ao mais humilde, mas necessário. Lembraria a CMGaia na pessoa do seu Presidente e vereadores presentes, toda a estrutura de apoio ao pavilhão, membros autárquicos presentes – representantes da assembleia municipal, assembleias e juntas de freguesia -, coro com cerca de 130 vozes integrando corais de diversas comunidades, muitos cristãos das 13 paróquias da vigararia. Finalmente um agradecimento especial ao Bispo titular da Diocese e seus Bispos auxiliares. Foi grande o carinho e comunhão partilhados. Houve tempo, ainda, para um voto de parabéns e felicidades ao D. António Augusto Azevedo na sua nova missão como bispo titular da Diocese de Vila Real.

Concluiria D. Manuel Linda, com um obrigado a toda a vigararia. Reiterou os votos endereçados ao novo Bispo de Vila Real. Referiu um pormenor: “Em Vila Real ficará um bispo de terras do Porto e na Diocese do Porto está um “quase vila-realense”, já que a minha diocese natal é Lamego”.

(texto: José Maria Azevedo dos Santos; fotos: Rui Silva)

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.