D. Manuel da Silva Martins PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Nascimento: 20/Jan/27, em Leça do Balio, Matosinhos
Ordenação Presbiteral: 12/Ago/51, na Igreja Matriz de Santo Tirso
Nomeação Episcopal: 16/Jul/75, para 1º Bispo de Setúbal
Ordenação Episcopal: 26/Out/75, na Sé de Setúbal (Igreja de Santa Maria da Graça)
Resignação: Abril de 1998

Curriculum:
16/Jul./75: foi nomeado 1º Bispo de Setúbal
Resignou em 23 de Abril de 1998

Endereço:

R. Simão Bolivar, 103-3o D – 4470-214 MAIA

Tel.: 229511685

D. Manuel da Silva Martins nasceu em Leça do Balio, concelho de Matosinhos, em 20 de Janeiro de 1927. Fez os seus estudos nos Seminários do Porto e na Universidade Gregoriana, em Roma. Começou a sua actividade como professor de Direito Canónico no Seminário maior do Porto, de que foi Vice-reitor.

De 1960 a 1969 (durante o exílio de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto) foi pároco de Cedofeita. Para além de uma actividade pastoral intensa, aí promoveu a construção de nova igreja (completada pelo seu sucessor) e a "Arca de Noé", para fins sociais e culturais. Recuperou ainda para o património paroquial a Creche de Cedofeita.

Em 1969, quando D. António regressou do exílio, foi nomeado Vigário-Geral da diocese. Em 1975, foi nomeado o 1º Bispo da diocese de Setúbal.

Tem sido notável, como reconhecem crentes e não crentes, a sua acção dinâmica em todas as vertentes, mas sobretudo na defesa aberta e persistente dos mais carecidos, quer em Portugal, quer em África.

Várias autarquias o nomearam "cidadão honorário", condecorando-o com medalhas de mérito e dando o seu nome, em Setúbal, a uma Escola Secundária e ao Pólo-Sul da Universidade Moderna. É Doutor "honoris causa", pela Universidade Lusíada.

Foi Presidente da Comissão Episcopal da Acção Social e Caritativa durante dois mandatos e é o Presidente da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, também por dois mandatos, cargos que o levaram em missão pastoral a muitos países.

Foi também Presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi e é actualmente Presidente da Fundação SPES. Tem prestigiado extraordinariamente a Igreja, como referência atenta e arejada em relação aos problemas deste novo mundo, intervindo com desassombro em conferências, entrevistas e comentários na Televisão, na Rádio e na Imprensa Escrita.

Foi dispensado da Diocese de Setúbal a seu instante pedido, em Abril de 1998. Continuando a percorrer o País em intervenções na área do social.

Todo o episcopado do Bispo de Setúbal tem sido um clamor profético e ousado, quer nas suas homilias e conferências, quer pela Radio, Televisão e Imprensa Escrita.

Denunciou intrepidamente a fome, quando o desemprego angustiou dramaticamente muito povo da sua diocese. Denunciou erros, incoerências, hipocrisias e injustiças. Denunciou a humilhação desumana de ciganos e migrantes, de pobres e sem abrigo.

Livros:

1) História de uma Crise - Grito do Bispo de Setúbal, por Alcídio Torres
2) Um Modo de Estar (Bispo de Setúbal) - Edição da Caritas Diocesana de Setúbal
3) Pregões de Esperança - Edição da Caritas de Setúbal)
4) Bispo de Setúbal - Um Homem Plural (Biografia - Editorial Notícias), por António Sousa Duarte
5) D. Manuel Martins, um Bispo Resignatário, mas não resignado - (Edição da Caritas de Setúbal)

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV