D. António Francisco dos Santos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Casa Episcopal - Terreiro da Sé - 4050-573 PORTO
Tel.: 223 392 330

Armas de Fé

Escudo azul terciado com barra de ouro, acompanhado de estrela também de ouro no meio do chefe e um monte verde de seis cômoros na ponta. Filactera inferior de prata debruada a verde com a legenda: in manus Tuas.

As armas episcopais não querem manifestar, para quem as possui, honras ou privilégios na hierarquia social; testemunham, antes, um programa de vida, assumindo-se como compromisso público desse programa.

In manus Tuas constitui um lema de vida, de entrega e de doação a Deus, que é simbolizada pelo ouro.

Com o azul exprime-se que esta doação a Deus não se esgota numa dimensão pessoal e se realiza, também, no serviço ao Seu Povo, sobretudo ao lado dos pobres e humildes como significa a cor verde.

O Monte de seis Cômoros é uma alusão simbólica à sua terra natal - Tendais, Cinfães - situada em pleno coração de Montemuro, onde D. António recebeu o primeiro chamamento do Senhor e se tornou Seu filho pelo Baptismo.

As montanhas contêm ainda o simbolismo da vida pautada pela austeridade, sacrifício e constância.

A estrela de ouro de cinco pontas representa a Mãe do Céu, qual "stella matutina" ou estrela de alva que será diariamente protecção e presença confortantes a dar força e esperança a um novo dia de viagem na peregrinação difícil e exigente do viver e do ministério episcopal.

Formação e funções académicas:

Frequentou a Escola Primária de Meridãos – Tendais de 1955 a 1959.

Foi aluno dos Seminários Diocesanos de Resende e de Lamego de 1959 a 1971, concluindo o Curso Superior de Teologia em 24 de junho de 1971.

Concluiu a Licenciatura em Filosofia em 1977 e o Mestrado em Filosofia Contemporânea em 1979, na Faculdade de Filosofia do Instituto Católico de Paris. É igualmente diplomado em Sociologia Religiosa pela Escola Prática de Altos Estudos em Ciências Sociais e pelo Centro Nacional de Investigação Científica de Paris (C.N.R.S.).

Professor do Instituto Superior de Teologia do Núcleo Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa;

Professor do Centro de Promoção Social Rural de Lamego e Director da Escola Profissional de Lamego – Instituição da Diocese de Lamego, desde 1996;

Funções e cargos eclesiais:

Ordenado Diácono em 22 de agosto de 1971,fazendo o Estágio Pastoral na paróquia de S. João Baptista na Vila de S. João da Pesqueira.

Ordenado Sacerdote, na Catedral de Lamego em 8 de dezembro de 1972, por D. António de Castro Xavier Monteiro.

Coadjutor da paróquia de S. João Baptista de Cinfães, de dezembro de 1972 a junho de 1974.

Responsável Pastoral da Comunidade portuguesa emigrante da paróquia de S. João Baptista de Neuilly-sur Seine - 1974.

Membro do Conselho de Presbíteros desde 1979.

Membro da Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego, com as funções de Professor, Secretário, Ecónomo e Vice-Reitor de 1986 a 1991.

Em 19 de março de 1991, nomeado Cónego Capitular da Sé Catedral de Lamego.

Em 05 de dezembro de 1997, nomeado Prelado de Sua Santidade, o Papa João Paulo II.

Exerceu ainda as funções: delegado Episcopal para a Formação do Clero, Responsável da Pastoral Universitária, Secretário Diocesano da Pastoral das Migrações, Chefe de Redacção da “Voz de Lamego”, Vigário Episcopal do Clero.

À data da nomeação episcopal exercia os seguintes cargos e funções:

- Pró-Vigário Geral da diocese desde 19 de março de 2000;

- Membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave desde 1991;

- Secretário do Conselho de Presbíteros;

- Director Espiritual Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade, desde 1996;

- Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora;

- Vice-Presidente da Associação de Ajuda Mútua do Clero de Lamego (Fraternidade Sacerdotal);

- Membro da Direcção da ASEL – Associação dos Antigos Alunos de Lamego.

Nomeado Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em 2005.

Em junho de 2008 foi reconduzido como Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa e nomeado Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã da Conferência Episcopal Portuguesa.

Em 2011 foi nomeado presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e vogal do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.

ENTRADA SOLENE - D. António

Documentos de apoio - PDF