Notícias Secretariados

Os cristãos no mundo contemporâneo: novas perspectivas políticas e culturais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura do Porto prepara o 5.º Encontro Diocesano subordinado ao tema “Desamordaçar o futuro: os cristãos no mundo contemporâneo, propondo uma reflexão sobre as perspectivas políticas e culturais da ação dos cristãos no mundo contemporâneo.

O encontro terá a participação de Daniel Innerarity, da Universidade do País Basco e Diretor do Instituto de Governanza Democratica; João Duque, da Universidade Católica Portuguesa (Braga) e Rui Marques, Presidente do Instituto Padre António Vieira, sob moderação de Joaquim Azevedo, coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura. O local é especialmente simbólico, porque nasceu, sob a iniciativa do Conde de Samodães, para ser centro e presença da Igreja na sociedade.

Na Associação Católica, na Rua passos Manuel, 54, no Porto, no sábado 20 de outubro, às 15h.

Tempo de Oração pela Criação no Grande Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

De 1 de setembro a 4 de outubro, os cristãos em todo o mundo unem-se na ação e na oração pela criação. É o “Tempo da Criação”, celebrado em todas as partes do globo.

Mais

Fazendo caminho com “o discípulo amado” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No ano pastoral 2018/2019 o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude propõe um plano de atividades rico de acontecimentos e intenso de experiências com o tema: “Fé esclarecida, vocação discernida, missão assumida”.

Este percurso da juventude da diocese começará com grande destaque com a Vigília de Oração que terá lugar na Catedral do Porto, pelas 21 horas de sábado dia 29 de setembro. Apresentamos aqui o plano pormenorizado:

Tema: “Fé esclarecida, Vocação discernida, Missão assumida?” Fio condutor: “O discípulo amado”

Mais

Conselho Diocesano no próximo dia 22 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar reúne-se em Conselho Diocesano no próximo sábado dia 22 de setembro entre as 9h e as 12.30h. O programa dessa será o seguinte:

– Balanço da atividade da pastoral familiar na diocese em 2017/18, apoiado nos testemunhos duma paróquia (Ermesinde), uma vigararia (Castelo de Paiva – Penafiel) e um movimento (Encontro Matrimonial), com tempo de diálogo com os presentes.

– Apresentação pelo SDPF do documento programático da Pastoral Familiar e do Plano de Ação para 2018/19.

“Este encontro destina-se, principalmente, aos párocos, assessores, responsáveis e equipas da Pastoral Familiar, bem como aos movimentos da área da Família e a quantos se interessam por esta atividade eclesial” – pode-se ler no comunicado.

I Encontro Diocesano de Acólitos: todos convocados PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No Porto, a 5 de outubro, terá lugar o I Encontro Diocesano de Acólitos: “Juntos no serviço, enviados em Missão!”. Pelas 11h00 acolhimento em 10 paróquias da cidade. Logo a seguir jogo de cidade rumo à Casa Diocesana de Vilar. Às 16h30 Eucaristia presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Inscrições até 5 de setembro em : http://bit.ly/EDAPorto18_inscricao

Jornadas Catequéticas vividas na alegria do encontro com Jesus Cristo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No passado sábado dia 7 de julho decorreram na Casa Diocesana de Vilar as Jornadas Catequéticas organizadas pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC-Porto) no Porto. Uma ação de formação destinada a catequistas e outros educadores. Segundo a organização, estas Jornadas Catequéticas tiveram o objetivo de proporcionar “um espaço de reflexão/ formação” a partir da carta pastoral dos bispos portugueses ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’.

D. Manuel Linda, bispo do Porto, esteve presente no início dos trabalhos e nas palavras que dirigiu a todos os presentes declarou o seu agradecimento e a sua alegria por encontrar tantos catequistas e educadores, salientando que “representam a preocupação de levar ao conhecimento de todos a alegria que sentimos de conhecer Jesus Cristo”.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 12