Notícias Secretariados

Semana dos Seminários 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

A Semana dos Seminários é momento especial para olhar com mais atenção e cuidado para esta importante realidade da vida da Igreja. Um olhar de gratidão pelo imenso e fecundo trabalho que se tem realizado nos vários seminários, de forma discreta mas efetiva, em favor do povo de Deus. Um olhar de realismo, responsabilidade e compromisso diante dos desafios que a situação atual dos seminários do nosso país coloca a todos. Um olhar, acima de tudo, de confiança e esperança no Senhor que não deixa de chamar trabalhadores para a sua messe e no seu Espírito que os prepara e habilita para serem os evangelizadores que o mundo de hoje precisa.

O tema desta semana - «Formar discípulos missionários» - sublinha o objetivo fundamental dos seminários, apontado no mais recente documento da Congregação do Clero, (Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis): «A ideia de fundo é que os seminários possam formar discípulos missionários, “enamorados do Mestre”, pastores com o “cheiro das ovelhas”, que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus». Todo o batizado chamado à vocação sacerdotal é um discípulo gerado na família e na comunidade cristã que se dispõe a fazer um caminho de discernimento e preparação para participar, como pastor, na missão que Jesus confiou à Igreja. A formação inicial feita no seminário é indispensável para o sacerdócio e representa um caminho belo e exigente de amadurecimento humano, preparação intelectual, aprofundamento espiritual e sobretudo de configuração com Cristo, Bom Pastor.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Semana_dos_Seminarios_2018_Cartaz.jpg)Cartaz
Fazer download deste arquivo (Semana_dos_Seminarios_2018_Guiao.pdf)Guião
Fazer download deste arquivo (Semana_dos_Seminarios_2018_Oracao.pdf)Oração
Mais

Pontapé de saída - Pastoral Universitária PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Fotogaleria - LINK

Formação de Animadores de grupos com jovens PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Estão abertas as inscrições para o fim de semana de formação, sob o tema: "O discernimento Vocacional" para animadores/coordenadores de grupos com jovens, organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, que irá decorrer de 2 a 4 e Novembro.

O Secretariado informa que as inscrições têm um custo de 30€ e decorrem até ao dia 29 de Outubro! Link inscrições: https://goo.gl/Pj3Pof

Mais

CCC: Sessão Solene presidida por D. Manuel Linda (20 outubro) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No próximo dia 20 de outubro, sábado, às 14.30 horas, vai realizar-se no Centro de Cultura Católica do Porto (CCC) a Sessão Solene de início do ano letivo, presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto.

Nesta ocasião, será proferida uma conferência por Emanuel Brandão de Sousa, pároco de Valadares (Vila Nova de Gaia) e professor no CCC, subordinada ao tema D. António Ferreira Gomes: Um pastor plenamente conciliar e à altura do seu tempo. O conferencista terá certamente oportunidade de partilhar algumas das  principais conclusões da sua dissertação de doutoramento em Teologia Pastoral sobre o tema, recentemente publicada.

Mais

Abertura do Ano Missionário Especial na Diocese do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Na sequência de um apelo do Papa Francisco para a realização de um “mês missionário extraordinário” em outubro de 2019, a Conferência Episcopal Portuguesa decidiu criar o Ano Missionário especial que decorrerá, em todas as dioceses católicas do país, de outubro de 2018 a outubro de 2019 para promover “um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças”.

Foi em Arouca que teve lugar a abertura desse Ano Missionário para a diocese do Porto, o que aconteceu no passado domingo 14 de outubro, na celebração da Eucaristia solene com que encerrou a Semana Missionária em Arouca e, conjuntamente, o Dia Vicarial da família.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 14