Bento XVI/Portugal: Site oficial assinala 1.º aniversário da visita

Um ano depois da visita de Bento XVI a Portugal, o site oficial da viagem, na qual se disponibilizam fotogalerias e documentos, assinala este aniversário com a publicação de opiniões recolhidas pela Agência ECCLESIA.

Os bispos de Beja, Bragança-Miranda, Guarda e Viana do Castelo aludem à passagem do Papa e às marcas que a mesma deixou na Igreja Católica, empenhada num plano para “repensar a pastoral”.

Fernando Micael Pereira, professor da Universidade Católica Portuguesa e especialista em Ciências Sociais, destaca, por seu lado, “o testemunho público da Conferência Episcopal e de Bispos empenhados cada vez mais na cultura, analisando em público a atualidade portuguesa, tomando posições sobre problemas sociais e fazendo-o com variedade de perspetivas, organizando cursos de Doutrina Social da Igreja que se procuram adaptar à realidade diversa das populações, é cada vez mais frequente”.

De 11 a 14 de maio do ano passado, Bento XVI esteve em Lisboa, Fátima e Porto, celebrando três missas e pronunciando sete discursos, além das três homilias, uma saudação ao Santuário de Cristo Rei e duas mensagens aos jovens, entre outras.

A página oficial, www.bentoxviportugal.pt, disponibiliza, a partir de quarta-feira, uma síntese de vários momentos da viagem, em vídeo.

 

Lisboa, 10 mai 2011 (Ecclesia)

 
Bento XVI/Portugal: Projeto para repensar ação da Igreja é fruto mais visível da visita papal

Bispos avaliam primeiro aniversário da viagem e admitem que é preciso tempo para concretizar indicações deixadas pelo Papa

 

D.R. | Encontro de Bento XVI com bispos portugueses, 13.05.2010O projeto ‘Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal’ constitui o resultado mais visível da visita que Bento XVI realizou ao país entre 11 e 14 de maio de 2010, consideram os bispos de Guarda, Viana e Beja.

A génese do documento remonta a 2007, quando os prelados portugueses se deslocaram ao Vaticano para reunir com o Papa e apresentar-lhe os relatórios de atividades das suas dioceses.

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, recordou à Agência ECCLESIA que Bento XVI deixou então um “apelo claro”: “É preciso renovar a formação da fé, para que esta seja renovada e a Igreja se relance no serviço à comunidade”.

A partir desse encontro o episcopado repensou “a maneira de a Igreja estar presente na sociedade”, trabalho que no entender do prelado “foi mais motivado” com a visita do Papa a Portugal.

Mais
 
6 meses depois - 11 a 14 de Novembro

Bispos que acompanharam de perto viagem do Papa a Portugal assinalam impacto da visita e consequências da mensagem de Bento XVI.

Mensagens video no site oficial da visita do Papa a Portugal - www.bentoxviportugal.pt

 
Discursos e Saudações no dia 14 de Maio

Discursos e saudações

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária