Notícias Secretariados

Iniciado no CCC o Curso Pastoral da Fragilidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Mais de 100 pessoas, vindas de 16 das 22 vigararias da diocese do Porto, iniciaram no dia 14 de fevereiro, terça-feira, o Curso Pastoral da Fragilidade, promovido pelo Secretariado diocesano de Pastoral da Saúde e pelo Centro de Cultura Católica (CCC). Entre os participantes, na sua maioria leigos, contam-se também padres, diáconos e religiosas de três congregações.

A primeira sessão do curso contou com a presença de D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar que acompanha mais de perto os trabalhos do secretariado. Numa breve intervenção, saudou os participantes e sublinhou a importância de que se reveste esta iniciativa para a vida da diocese. D. António Augusto manifestou a alegria por ver que um tão grande número de cristãos aderiu a este curso, centrado na fragilidade humana como desafio pastoral. O bispo apresentou o bom samaritano como modelo para aqueles que se fazem próximos de quem sofre e sublinhou que, para esta tarefa, não basta fazer o bem, é preciso fazer bem o bem.

Mais

Jornada Diocesana do Dia Mundial do Doente - 11 de Fev. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Com Maria na fragilidade, saciar-se nas fontes da alegria

A celebração do Dia Mundial do Doente (dia 11 de Fevereiro), começará com um encontro de preparação para quem pretende receber o Sacramento da Santa Unção, orientado pelo Padre Pedro Cameira, sj. no dia 7 de Fevereiro, terça-feira, das 19 às 20, numa sala do Creu (Rua Oliveira Monteiro). Este encontro é aberto a todos os que nele queiram participar, independentemente de irem receber o sacramento ou não.

A celebração do Dia Mundial do Doente, será presidida pelo senhor D. António Augusto, na noite do sábado 11 de fevereiro, pelas 21.30h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, dos Padres Jesuitas, no Porto.

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde propõe como local esta igreja, no dia em que se assinala a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, para inserir a vigília de reflexão e oração sobre a fragilidade humana no espírito da comemoração das Aparições de Fátima.

Mais

Formação de animadores - Aprendiz(es) da Escuta PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SEXTA-FEIRA, 27-Jan

• 21h00 – Chegada e Acolhimento 21h30 - Dinâmica de Apresentação
  • - Tema 1 - "O meu grupo e o mundo: a nossa missão (ver, julgar, agir)" (Lisandra Rodrigues, JOC)
  • 23h00 – Oração da Noite

SÁBADO, 28-Jan

• 9h00 – Pequeno almoço
  • 9h30 – Oração da Manhã
  • 10h00 - Tema 2 – “À escuta... dos sons do mundo de hoje” (P. Rui Alberto, Salesianos Porto)
Mais

FORMAÇÃO DE ACÓLITOS: QUARESMA E PÁSCOA PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Serviço Diocesano de Acólitos (SDA) depois de ter realizado, com a presença de mais de 500 acólitos, uma primeira formação no passado dia 5 de Outubro, sobre o Advento e Natal, para as Regiões Pastorais do Grande Porto e Nascente, vai agora levar a cabo uma nova ação de formação.

Esta formação será sobre a QUARESMA E PÁSCOA e ocorrerá no sábado, 18 de Fevereiro, das 10 às 12h30 e destinando-se a todos os acólitos das Regiões Pastorais SUL e NORTE da nossa Diocese.

Para a Região Pastoral Sul será no Santuário de Santo António, Vale de Cambra; para a Região Pastoral Norte será na Igreja Paroquial da Trofa.

Mais

Encontros de formação de música litúrgica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No passado mês de Julho de 2016, o Secretariado Diocesano de Liturgia fez saber, através dos meios de comunicação da Diocese, da sua vontade e intenção de reativar o Serviço Diocesano de Música Litúrgica, por tudo o que este foi, semeou  e representou na Diocese e por tudo o que terá que ser e representar na Diocese de hoje e amanhã que quer cantar os louvores de Deus com arte e com alma. Para tal, promoveu a realização de quatro encontros, distribuídos pelas quatro regiões pastorais da Diocese, no sentido de auscultar as preocupações, inquietações e anseios dos responsáveis dos coros: diretores, organistas, coordenadores.

Os encontros realizados permitiram ouvir cerca de duzentos responsáveis que nos deixaram muita e importante informação, partilharam dificuldades e expectativas e nos urgiram a passar à acção, indo ao encontro das carências e necessidades detectadas.

<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 2