Notícias Secretariados

Juventude: 2ª Caminhada na Fé a 19 de maio de Santo Tirso a Paços de Ferreira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Terá lugar no próximo sábado dia 19 de maio a 2ª Caminhada na Fé promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Os jovens da Região Pastoral Norte e todos os outros jovens da diocese que queiram aderir vão caminhar entre Santo Tirso e Paços de Ferreira.

O percurso inicia-se na Igreja de Reguenga (Santo Tirso) pelas 21 horas onde decorrerá uma Vigília de Oração. Depois será o tempo da caminhada noturna que levará os jovens até à Capela da Senhora do Pilar no Monte Pilar em Paços de Ferreira onde será celebrada uma Eucaristia.

O tema de reflexão é “Com(o) o discípulo amado”. Recordamos que a 1ª Caminhada na Fé dos jovens da diocese do Porto juntou cerca de 300 participantes que peregrinaram da Igreja de S. Gonçalo, na Amarante até à Capela da Senhora da Amoreira no Marão.

Jornadas de Pastoral Vocacional (18-19 maio) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Decorrem nos dias 18 e 19 de maio no Auditório da Casa da Juventude do Seminário do Bom Pastor em Ermesinde as Jornadas de Pastoral Vocacional subordinadas ao tema: “A ação educativa e pastoral da Igreja”.

Nestes dias serão desenvolvidos os seguintes sub temas: Educar na Igreja para escutar os jovens e Educar os jovens na Igreja para escutar. Este importante momento de reflexão é uma organização do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações.

+ informações: www.seminariodobompastor.pt

O acólito, construtor da paz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Em Fátima, na XXII Peregrinação Nacional de Acólitos, estiveram mais de 5000 acólitos. D. António Marto na Missa a que presidiu afirmou: “temos a responsabilidade de levar a paz ao mundo”

O Santuário de Fátima acolheu mais uma Peregrinação Nacional de Acólitos no passado dia 1 de maio. A Basílica da Santíssima Trindade encheu-se de acólitos, jovens e menos jovens, que na Igreja se dedicam ao serviço do altar.

Na homilia da Missa a que presidiu, D. António Marto disse aos acólitos: “Vós estais ao serviço dos dons que Jesus quer pôr ao serviço do seu povo”. O bispo de Leiria-Fátima assinalou ainda que a “paz de Jesus não se reduz a cimeiras e encontros, é muito mais que isso”. A concelebrar a esta celebração esteve D. José Cordeiro, bispo da diocese de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

Mais

Diocese do Porto no “Fátima Jovem 2018” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Decorreu nos dias 5 e 6 de maio o Fátima Jovem deste ano de 2018. O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil esteve presente e enviou um texto para a redação da VP do qual publicamos alguns excertos:

“Depois de um breve interregno causado pela visita do Papa Francisco a Portugal em 2017 (ano em que não se realizou o “Fátima Jovem”, mas antes um encontro – “Jubileu dos Jovens” – proposto pelo Santuário de Fátima, ocorrido a 9 de setembro, em simultâneo também com a nossa Peregrinação Diocesana), os cerca de 200 jovens das 4 Regiões Pastorais rumaram a Fátima, sob coordenação do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, acolhendo como também seu este desafio a “alegrarem-se e a entusiasmarem-se” com o exemplo de Maria, de acordo com a mensagem deixada pelo Pe. Filipe Dinis (Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, que organiza esta Peregrinação).

Mais

“Temos de formar lideranças católicas e é o que estamos a fazer” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Em entrevista à VP, o padre José Pedro Azevedo, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária e Chefe do Gabinete Episcopal, reflete sobre o trabalho desenvolvido com a comunidade universitária da diocese do Porto. Recorda D. António Francisco dos Santos e agradece o testemunho cristão de todos os bispos com quem trabalhou.

VP: Está a chegar mais uma Bênção das Pastas dos estudantes universitários finalistas. É uma iniciativa que exige muito esforço?

JP: Sim, é uma iniciativa que exige muito esforço e também muita paciência para em cada ano enfrentar as dificuldades inerentes a um evento destes. É um grande acontecimento diocesano e académico, logo acresce responsabilidade e trabalho. É também um evento de grande dimensão, o que nos desafia a superarmos os nossos limites de criatividade e empenho, os recursos são escassos, quer humanos, quer financeiros, e temos de estar todos muito coordenados e sintonizados para potenciar as capacidades de cada um e das diferentes instituições envolvidas.

Mais

17º DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA – 27 de maio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

“O Evangelho da família, alegria para o mundo”

Como já é tradição, vamos celebrar na Festividade da Santíssima Trindade o DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA, esta celebração terá lugar em GONDOMAR, no pavilhão Multiusos, no qual homenageamos os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial.

O programa é o seguinte:

14.00 h - Acolhimento aos jubilados

15.00 h - Acomodação dos participantes e preparação da Eucaristia