Diocese do Porto
Jornadas Catequéticas (13 jul.) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

As próximas jornadas catequéticas vão decorrer no dia 13 de julho, das 9h às 17.30h na Casa Diocesana de Vilar.

São sete as propostas de itinerários formativos:

Itinerário 1: Métodos, interpretação e estudo de itinerários bíblicos: a vocação nas Escrituras

Itinerário 2: A arte de discernir e acompanhar em grupo eclesial: uma iniciação

Itinerário 3: Uma catequese ao serviço da iniciação cristã (reflexão e metodologias)

Itinerário 4: O adolescente: conhecer, comunicar e acompanhar

Itinerário 5: O adolescente: alegria e festa do encontro com Jesus Cristo (reflexão e metodologias)

Itinerário 6: Iconografia Cristã: A Arte como caminho para a iniciação cristã e a vivência da fé

Itinerário 7: Leitura orante da Palavra: métodos de planificação

No princípio, era o serviço PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

(Mensagem 37)

Garantem os entendidos que a palavra «família» deriva da latina «famulus», a qual, por sua vez, se origina numa outra indo-europeia com o significado de servidor ou prestador de um específico encargo. Quer isto dizer que os avós dos nossos avós já sabiam que não se constitui família para que uma pessoa se faça feliz a si mesma, mas para, livremente, se colocar ao serviço dos outros: primeiro, da outra parte do casal; depois dos eventuais filhos; e sempre como missão para o bem do mundo e, se for crente, também da Igreja.

É urgente redescobrir isto. Como também o é que a Igreja rediga, com linguagem compreensível, o que o seu alto pensamento teológico foi compreendendo sobre esta realidade que lhe está bem no âmago.

Mais

Corpo de Deus. Bispo do Porto: “se soubermos receber, saberemos dar” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Estiveram milhares de fiéis na Procissão do Corpo de Deus. Num dia dedicado ao culto eucarístico, percorrido pela oração, a adoração e a procissão do Corpo de Deus, D. Manuel Linda lembrou ser necessário desenvolver uma cultura do acolhimento, apelou para a defesa do domingo como dia da família e assinalou o seu desejo de inaugurar em breve, na cidade do Porto, um espaço que tenha o Santíssimo Sacramento exposto durante todo o dia.

Na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, dia 20 de junho, teve lugar na cidade do Porto a tradicional Procissão do Corpo de Deus. Numa organização do Cabido Portucalense a que se associam as paróquias, as ordens terceiras, as confrarias, movimentos e instituições da cidade, o Santíssimo Sacramento da Eucaristia foi levado em procissão. É um momento que se repete na cidade do Porto desde 1417. Desta vez, foram milhares os fiéis que participaram num intenso momento de testemunho cristão.

Mais

Reunião Mundial da SSVP: a caridade não tem fronteiras, nem limites PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Decorreu de 11 a 16 de junho no Porto a Reunião Mundial da Sociedade S. Vicente de Paulo. Os membros das Conferências Vicentinas no mundo são mais de 800 mil e ajudam cerca de 30 milhões de pessoas em 138 países. O Conselho Geral reunido no Porto refletiu e partilhou experiências e tem como prioridades para os próximos anos: a juventude, a formação, os projetos sociais e a expansão da organização para outros países

A Casa Diocesana de Vilar no Porto acolheu de 11 a 16 de junho a reunião plenária trimestral do Conselho Geral Internacional da Sociedade de S. Vicente de Paulo (SSVP). Um tempo essencial para a reflexão e a partilha de práticas e experiências com a participação de representantes de 80 países.

<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 2