Faleceu na madrugada de 16 de dezembro em Lisboa, onde havia sido submetido a uma intervenção cirúrgica no sentido de obviar à enfermidade oncológica que em data recente lhe fora diagnosticada, e após cuidadosos tratamentos, o Padre Avelino Jorge Pereira Soares.

Irmão do Bispo Auxiliar do Porto, Vitorino José Pereira Soares, era natural de Luzim, Penafiel, onde nasceu a 1 de agosto de 1963. Contava 59 anos de idade. Ordenado presbítero em 10 de julho de 1988, após estágio no seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, foi nomeado em 1991 pároco de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, onde desenvolveu o Centro Social e Paroquial, sendo também designado assistente do Núcleo Douro Sul do Corpo Nacional de Escutas. Em 2008 foi designado Vigário da Vara de Vila Nova de Gaia-Norte, missão que lhe foi renovada em 2011 e 2014.

Com data de 2 de agosto de 2017 foi nomeado pároco de Rio Tinto, no concelho de Gondomar, pelo Bispo D. António Francisco dos Santos (pouco tempo antes do seu falecimento em 17 de setembro desse ano). A sua ação como pároco de Rio Tinto, na sucessão do Padre António Vidinha, tornou-se relevante, quer na construção da nova igreja (na cripta da igreja matriz histórica), na direção do Centro Social e na ação pastoral, o que levou a que em 2018 fosse designado Vigário da Vara da Vigararia de Gondomar, por D. Manuel Linda, cargo renovado em 2021. Fora, entretanto, nomeado como Diretor da Casa Sacerdotal da Diocese do Porto.

Declarou-se depois a sua grave enfermidade oncológica, que apesar dos tratamentos a que foi sucessivamente sujeito, foi determinante no seu falecimento.

A Diocese do Porto, como acontece com a perda de qualquer dos seus sacerdotes, fica mais pobre, sobretudo porque se encontrava na força da sua idade e sobretudo da sua rica ação pastoral. Na mão de Deus lembrará as paróquias e a diocese que serviu, e lembrará sobretudo o povo de Deus que acolheu a sua palavra exemplo de pastor.

À sua família e sobretudo ao irmão D. Vitorino, que devotadamente o acompanhou na enfermidade, Voz Portucalense apresenta as mais sentidas condolências.

As cerimónias fúnebres decorrem neste sábado, 17 de dezembro, na Paróquia de Rio Tinto, Gondomar, com uma missa pelas 11 horas e na Paróquia de Luzim, Penafiel com uma missa pelas 16 horas.