Faleceu em 8 de novembro de 2019 o Padre José de Andrade Brandão. Era natural de Mosteirô, Santa Maria da Feira. Nascido a 1 de janeiro de 1935, contava 84 anos. Era sobrinho de D. Florentino de Andrade e Silva, que foi Administrador Apostólico da diocese do Porto de 1959 a 1969, e depois Bispo do Algarve.

José de Andrade Brandão foi ordenado na Sé do Porto em 1960, por seu tio, e nomeado vigário cooperador da Sé do Porto. Em 1962 foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário diocesano de Gaia; em 1969 foi nomeado prefeito do Seminário do Bom Pastor em Ermesinde (de 1969 a 1895), e depois Diretor Espiritual do mesmo Seminário (de 1985 a 2001). De 2001 a 2003 foi pároco de Água Longa, no concelho de Santo Tirso, cargo que deixou dois anos depois por motivo de saúde. Por esta razão se acolheu ao Centro Social de Alfena, no concelho de Valongo, onde colaborou no apoio espiritual ao lar de Idosos desse Centro Social. Ali veio a falecer, tendo o seu funeral sido celebrado na capela de Nossa Senhora do Amparo, onde ele celebrava, presidido pelo Bispo do Porto. O P. José de Andrade Brandão possuía uma especial cordialidade no seu relacionamento humano. Que o Senhor o acolha em seu seio.