POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

 

OUTUBRO

 

Faço saber que, sendo necessário prover à assistência do C.N.E. (Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português) na nossa Diocese,

Hei por bem, ao abrigo do cân. 157, até decisão em contrário, nomear o PADRE MICAEL DANILO BRITO DA SILVA, Assistente do Núcleo Este, em acumulação com os múnus anteriores.

Faço saber que, sendo necessário prover à assistência do C.N.E. (Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português) na nossa Diocese,

Hei por bem, ao abrigo do cân. 157, até decisão em contrário, nomear o PADRE TIAGO FILIPE DA COSTA SANTOS, Assistente Adjunto do Núcleo Este, em acumulação com os múnus anteriores.

Porto, 14 de outubro de 2019


A cultura é um modo específico de existir e supõe contínuas libertação e desnaturalização. Como tal, é um âmbito historicamente muito prezado pela Igreja que apela sempre a uma promoção e ascensão em valores e estilos de vida. Por isso, o Concílio Vaticano II afirmou que “é próprio da pessoa não chegar a um nível verdadeiro e plenamente humano, a não ser pela cultura, isto é, cultivando os bens e valores naturais” (GS 53).

Ora, sendo tarefa da Igreja velar e promover uma contínua humanização, base onde assenta a espiritualidade, importa conhecer a cultura atual para intervir nela, purificando-a dos seus eventuais limites e impregnando-a com as grandes utopias do Evangelho, quais sejam a verdade, a liberdade, a justiça e a fraternidade.

Para me ajudarem a situar no mundo da cultura contemporânea e para um trabalho conjunto de intervenção humanizadora,

hei por bem instituir uma COMISSÃO DIOCESANA DA PASTORAL DA CULTURA, em regime experimental e pelo prazo de três anos, constituída por:

 

  • Profª Doutora Maria Amélia Ferreira - FMUP (Presidente)
  • Prof. Doutor Arnaldo Cardoso de Pinho (Assistente Eclesiástico)
  • Profª Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes - FLUP
  • Profª Doutora Sahra Ursula Kunz Gomes - EA da UCP
  • Prof. Doutor Luís Carlos Amaral - FLUP
  • Dr. Domingos Andrade - JN
  • Dr. Ricardo Sá Carneiro Megre - EA da UCP
  • Dr. Castro Guedes - Seiva Trupe
  • Dr. Alberto Péssimo - Pintor

Porto, 10 de outubro de 2019


Faço saber que, sendo necessário prover a assistência religiosa do Movimento Esperança e Vida,

Hei por bem, ao abrigo do cân. 157, até decisão em contrário, confiá-la aos cuidados do Diácono JOSÉ JOAQUIM GUIMARÃES ANGÉLICO, que nomeio Assistente do referido Movimento, mantendo os múnus anteriores.

Porto, 09 de outubro de 2019