POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Mensagem ao Clero do Porto
   

 

 

Caríssimo senhor Padre,

o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, celebrado há já mais de uma dúzia de anos na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, lembra-nos uma verdade fundamental para a compreensão do nosso ministério: somos santificados para santificar, consagrados pelo Sacramento da Ordem para «consagrar» os batizados e evangelizar os que ainda não conhecem o nosso Deus.

Somos ministros do “Deus três vezes Santo”. Não podemos desdizer na vida as razões do nosso estatuto, a marca do nosso ser e quanto proferimos na pregação. Por isso, o trabalho da nossa santificação deve constituir a centralidade da nossa vida: é dele que derivam todas as missões pastorais.

Peço que a próxima sexta-feira constitua uma espécie de retiro que cada um orientará a si próprio à base desta ideia. Para isso, podem ajudar, também, os subsídios publicados pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios. Convido-o a tê-los presente.

Como dizemos naquela jaculatória tão ao gosto do nosso povo, peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que torne o nosso coração semelhante ao seu. Para que nós e a nossa Diocese sejamos, cada vez mais, homens e Igreja sensíveis ao mistério do Sobrenatural, acolhedores, imagem visível do Deus invisível. Sejamos homens e Diocese de coração.

+ Manuel, Bispo do Porto