POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

 

Mensagem aos avós

 

Caros avós, bisavós e pessoas de idade mais avançada,

desde há muito, estas designações tão belas e tão sentimentais já eram referidas na memória de Santa Ana e São Joaquim, avós maternos do Menino Jesus. Nesse dia, era quase «obrigatório» pensar e rezar por vocês.

Agora, o Papa Francisco, com aquela sabedoria prática que o carateriza, instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Na mente dele está a ideia de vos agradecer a imensa ternura que nos dedicastes quando chegamos a este mundo e também a necessidade de recuperarmos o elo genético e histórico das nossas tradições familiares, hoje posto em causa por uma sociedade de seres isolados. Eu associo-me a esta celebração, como muito gosto, e deixo uma palavrinha tão simples como sentida.

Alguém definiu os avós com as seguintes palavras sintéticas: o amor e a sabedoria em carne e coração. Que belo! Falar do amor, toda a gente fala. Mas fazer dele aquela meiguice e afeição que prendem, esse é o segredo dos avós. Como se costuma dizer, desde os dedos dos pés até às pontas dos cabelos, um avô e uma avó são constituídos somente por afeto e ternura.

Depois, fala-se em sabedoria. Nas escolas e universidades aprendem-se muitas coisas belas e necessárias que fazem avançar o mundo. Mas nenhuma delas nos encanta como uma canção de embalar dos avós, uma historieta inventada que transporta a nossa fantasia até mundos imaginários, uma referência às raízes das nossas raízes que quase nos faz imaginar que somos deste tempo e também quase contemporâneos de Adão e Eva.

Só vocês, caros avós, possuem esta magia de prender a história, encantar com a simplicidade, unir os corações com o cimento do amor inquebrável.

Por tudo isto, muito obrigado. Parabéns! E um forte beijo!

+ Manuel, Bispo do Porto