POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

“A Economia de Francisco”: docentes da Católica e da Nova em reunião preparatória


 

Em março de 2020 o Papa Francisco vai juntar em Assis estudantes e empresários de todo o mundo para procurarem em conjunto novas propostas de organização económica. Uma primeira reunião preparatória vai acontecer em Florença no próximo dia 24 de Setembro.

Portugal conta com dois representantes neste processo que agora se inicia de preparação do grande evento de Assis. São eles Américo Mendes, professor associado da Católica Porto Business School e Ricardo Zózimo, professor da Nova School of Business & Economics.

Em declarações à Agência Ecclesia o Prof. Ricardo Zózimo disse estar entusiasmado e com “vontade” de participar num evento que poderá avançar com “ideias para conseguir mudar os modelos económicos” – afirmou.

Já o Prof. Américo Mendes, docente da Católica no Porto, também em declarações à Agência Ecclesia, considera que o Papa Francisco é o “líder ideal” para gerar um movimento de procura de novos modelos económicos. Em particular, refere entender que “a economia” deve ser “um espaço de inclusão e de comunidade”. Uma comunidade que deve ser entendida na relação “com o próximo e com a natureza” – disse.

O Prof. Américo Mendes sublinha ainda a importância de ser encontrada uma “triangulação entre investigação, docência e ação” para que seja possível estar “no terreno, no dia-a-dia, no sítio onde os problemas sociais acontecem e podem ser resolvidos”. “É preciso outra forma de organizar a economia, para além do mercado” – declarou.

O Encontro de Assis decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de março e terá como tema “A Economia de Francisco”. Um evento que o Santo Padre há muito deseja e que, como o disse numa carta aos jovens, ajudará a procurar uma “economia diferente” que “faz viver e não mata” e “cuida a criação e não a despreza”.

(RS)