POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Cáritas: Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”


Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal, e em 2003 para além da Europa.

Para além das diferentes atividades, durante os meses de novembro, dezembro e inicio de janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma “estrela”. As estrelas estão disponíveis nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro desta ação.

Pelo valor de 2€, nas Cáritas diocesanas, muitas estrelas poderão iluminar um céu inteiro!

A vela a que muitos portugueses já se habituaram a ver durante este período tem, este ano, uma nova imagem. Uma vela em forma de estrela, com um tamanho maior e aromatizada vem trazer um novo dinamismo à ação que é desenvolvida anualmente nas diferentes comunidades do país.

Do total de verbas recolhidas 65% destina-se a apoiar a ação de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para o apoio às vítimas do Ciclone Idai, em MoçambiqueA Cáritas reforça também, desta forma, a sua ação junto dos mais fragilizados não apenas em Portugal, mas nas comunidades mais frágeis ao nível internacional.

A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares. Todos empenhados no combate a qualquer forma de pobreza. No ano de 2018, a Cáritas respondeu, em todo o país, a 121 031 pessoas. A falta de rendimento, desemprego, endividamento e necessidades de saúde são as realidades que mais afetam, atualmente, as famílias que procuram o apoio da Cáritas.

Para além da atuação nacional, respondemos a situações de emergência internacional em Moçambique, Grécia, Sudão do Sul e Indonésia e Iemen. Estamos atentos e intervimos na denuncia de todas as situações de injustiça que põem em causa a dignidade humana, nomeadamente, na defesa dos diretos dos migrantes.