POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Bispo do Porto empolga jovens: “alegria é a grande tónica da peregrinação dos símbolos”


D. Manuel Linda centrou homilia no significado dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Na Missa que presidiu no Santuário do Monte da Virgem, reforçou a ideia de um “Cristo vivo” e olhou para a originalidade da imagem do ícone mariano

 

Bispo do Porto presidiu à primeira missa com a presença da cruz peregrina e do ícone mariano da JMJ no Santuário do Monte da Virgem. Centenas de jovens ouviram as palavras de ânimo de D. Manuel Linda.

“A alegria é a grande tónica da peregrinação dos símbolos. Queremos levar uma mensagem de vida a todos”, disse na homilia.

As palavras do Bispo centraram-se, sem surpresas, na cruz e no ícone presentes na eucaristia. Na homilia, D. Manuel Linda explicou que os símbolos “transmitem uma realidade que as palavras não conseguem”.

D. Manuel Linda voltou a falar aos jovens depois da Vigília de Oração de sábado, no Terreiro da Sé. O bispo voltou a reforçar a ideia de um “Cristo vivo”, na missa de domingo dia 2 de outubro. “Ele não está na cruz, está vivo. Precisamos de um Jesus vivo que nos acompanhe”, relembrou, olhando para a cruz.

Sobre o ícone preferiu destacar a singularidade da imagem, onde é, ao contrário do habitual, o filho que contempla a beleza da mãe, a “beleza de uma humanidade nova, que congrega as diversidades numa unidade”.

 

 

Eucaristia em Gaia encerrou fim-de-semana intenso

Depois de um sábado, dia 1 de outubro, cheio para a diocese, o domingo começou com a saída dos símbolos, de manhã, para a zona da Afurada em Vila Nova de Gaia, tendo chegado ao Monte da Virgem pouco antes das 17h00.

A cruz e o ícone foram escoltados por motards que subiram até ao Santuário. A carregar os símbolos vinham escuteiros, seguidos pela mais extensa variedade de movimentos de Gaia.

A eucaristia foi celebrada no exterior do santuário para poder juntar todos os presentes, debaixo de um sol que reluzia no monumento à Virgem Imaculada.

Depois de Vila Nova de Gaia, as missas dominicais com a presença dos símbolos vão passar por: Oliveira de Azeméis, no Santuário de Nossa Senhora de La Sallete, dia 9; Penafiel, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Penafiel, dia 16; Santo Tirso, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, dia 23 e Ermesinde,no Seminário do Bom Pastor, dia 30.

MC | fotos: JLC