D. Manuel Linda centrou homilia no significado dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Na Missa que presidiu no Santuário do Monte da Virgem, reforçou a ideia de um “Cristo vivo” e olhou para a originalidade da imagem do ícone mariano
Bispo do Porto presidiu à primeira missa com a presença da cruz peregrina e do ícone mariano da JMJ no Santuário do Monte da Virgem. Centenas de jovens ouviram as palavras de ânimo de D. Manuel Linda.
“A alegria é a grande tónica da peregrinação dos símbolos. Queremos levar uma mensagem de vida a todos”, disse na homilia.
As palavras do Bispo centraram-se, sem surpresas, na cruz e no ícone presentes na eucaristia. Na homilia, D. Manuel Linda explicou que os símbolos “transmitem uma realidade que as palavras não conseguem”.
D. Manuel Linda voltou a falar aos jovens depois da Vigília de Oração de sábado, no Terreiro da Sé. O bispo voltou a reforçar a ideia de um “Cristo vivo”, na missa de domingo dia 2 de outubro. “Ele não está na cruz, está vivo. Precisamos de um Jesus vivo que nos acompanhe”, relembrou, olhando para a cruz.
Sobre o ícone preferiu destacar a singularidade da imagem, onde é, ao contrário do habitual, o filho que contempla a beleza da mãe, a “beleza de uma humanidade nova, que congrega as diversidades numa unidade”.
Eucaristia em Gaia encerrou fim-de-semana intenso
Depois de um sábado, dia 1 de outubro, cheio para a diocese, o domingo começou com a saída dos símbolos, de manhã, para a zona da Afurada em Vila Nova de Gaia, tendo chegado ao Monte da Virgem pouco antes das 17h00.
A cruz e o ícone foram escoltados por motards que subiram até ao Santuário. A carregar os símbolos vinham escuteiros, seguidos pela mais extensa variedade de movimentos de Gaia.
A eucaristia foi celebrada no exterior do santuário para poder juntar todos os presentes, debaixo de um sol que reluzia no monumento à Virgem Imaculada.
Depois de Vila Nova de Gaia, as missas dominicais com a presença dos símbolos vão passar por: Oliveira de Azeméis, no Santuário de Nossa Senhora de La Sallete, dia 9; Penafiel, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Penafiel, dia 16; Santo Tirso, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, dia 23 e Ermesinde,no Seminário do Bom Pastor, dia 30.
MC | fotos: JLC