“Construtores da Cidade Feliz” e “Orvalho de Luz” foram os livros apresentados. A nova livraria está situada na Rua Júlio Dinis no Porto, bem junto ao Centro de Cultura Católica e ao lado da Casa Sacerdotal do Porto
No sábado dia 19 de março, o bispo do Porto lançou dois novos livros. “Construtores da Cidade Feliz” e “Orvalho de Luz” são as obras agora colocadas à disposição do público e que foram apresentadas na inauguração da Paulus Livraria no Porto.
Coube a D. Armando Domingues, bispo auxiliar do Porto, umas breves palavras de apresentação dos novos livros. Assinalou que estas obras de D. Manuel Linda são “Evangelho e experiência de um pastor”, autênticas “sementes e palavras” do seu ministério.
“Construtores da Cidade Feliz”, é um livro “cheio de humanismo cristão” com um “olhar na Igreja em saída” – disse D. Armando Domingues. Uma obra que pede “homens e mulheres ao lado do seu pastor, mas dispersos no meio da cidade”. Por uma cultura “divina e divinizante” este livro de D. Manuel Linda aborda “temas da doutrina social da Igreja não deixando de falar sobre os chamados temas fraturantes” no âmbito da ética – referiu o bispo auxiliar do Porto.
Referindo-se ao livro “Orvalho de Luz”, D. Armando Domingues sublinhou que este cita o texto bíblico de Isaías, apresentando-se como uma obra para “Iluminar a vida”, ressaltando a imagem do orvalho e o seu “sentido de mistério”.
O bispo auxiliar do Porto salientou que este livro é “um conjunto de catorze temas”, apresentados numa “escrita cuidada e sem desperdício de palavras”. São “pílulas potentes retiradas de homilias” que partem da Boa Nova de Cristo para aplicar à vida dos homens e mulheres – afirmou D. Armando Domingues.
Paulus Livraria, “centro de cultura e evangelização”
Os livros do bispo do Porto foram apresentados na nova Paulus Livraria, um espaço que após o projeto da Livraria Telos-Paulus na Casa Diocesana de Vilar, surge agora no número 80 da Rua Júlio Dinis.
A Paulus Livraria, fica bem junto ao Centro de Cultura Católica e mesmo ao lado da Casa Sacerdotal do Porto. Um espaço da Pia Sociedade de S. Paulo que fica próximo do Palácio de Cristal e que terá, em breve, uma estação do Metro do Porto a algumas centenas de metros de distância.
No ato da inauguração, o padre Fávio Marin sublinhou o facto desta inauguração ser feita no Dia de S. José. O diretor geral da Paulus Editora assinalou o apoio da diocese do Porto para o lançamento deste novo espaço augurando que esta se transforme num “centro de cultura e evangelização que ajude a alargar os horizontes como igreja em saída, como nos exorta o Papa Francisco” – afirmou.
Por sua vez, D. Manuel Linda assinalou no momento da inauguração da Paulus Livraria, a importância da abertura desta loja afirmando que “o Porto é uma cidade culta”. Recordou mesmo que o Porto tem, “porventura, a maior academia de Portugal”, aludindo à proximidade geográfica que este novo espaço de cultura tem ao ambiente universitário.
A nova livraria estará aberta em horário normal: de segunda a sexta feira das 10h às 13h e das 14h às 18h e aos sábados das 10h às 13h.
RS | Fotos: Ricardo Perna