POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Bispo do Porto publica livro com preocupações sociais


“Construtores da cidade feliz” é uma sugestão de leitura por ocasião do Dia Mundial dos Pobres que se celebra no domingo 15 de novembro.

O livro “Construtores da cidade feliz” é uma coletânea de textos que revela o pensamento de D. Manuel Linda sobre temas sociais. A obra publicada pela Editorial Caritas, apresenta a reflexão do bispo do Porto sobre assuntos como a pobreza e a solidariedade. O texto de apresentação é do padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa.

Na nota prévia do livro é possível ler uma síntese de D. Manuel Linda sobre os vários textos agora publicados: “Ordenei-os não em perspetiva cronológica, mas à base de três âmbitos muito caros à teologia moral social: a pessoa e a sociedade, a pobreza e o conceito-chave de solidariedade e, finalmente, a educação e a democracia. Subjacente a todos está a noção de desenvolvimento integral, isto é, a persecução de uma melhoria em todos os âmbitos do humano e, a nível global, da inteira humanidade”.

Neste livro, o bispo do Porto lança uma reflexão sobre a sociedade abordando grandes temas como a Doutrina Social da Igreja, os Direitos Humanos, a Educação, a Democracia, a Pobreza e a Solidariedade. Nesta sua obra, D. Manuel Linda parte da observação da realidade, apresentando, à luz do Evangelho, uma leitura atenta dos acontecimentos e dos temas da atualidade.

A edição deste livro do bispo do Porto tem o apoio da Caritas Diocesana do Porto. É dado a conhecer na semana em que a Igreja celebra o Dia Mundial dos Pobres no domingo 15 de novembro. Na sua Mensagem para este ano 2020 o Papa Francisco apela ao envolvimento da comunidade cristã no compromisso com a caridade.

RS - Voz Portucalense