COMPREENDO E ACEITO

Colóquio analisa desafios da era pós-pandemia na comunicação e no turismo

O Secretariado Nacional das Comunicações Socais e a Obra Nacional da Pastoral do Turismo vão promover um colóquio sobre os desafios da era pós-pandemia no setor da comunicação e do turismo, no dia 14 de maio.

A sessão, que vai decorrer no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé, tem o objetivo de apresentar a nova equipa da Obra Nacional da Pastoral do Turismo e assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra no Domingo da Ascensão, este ano a 16 de maio.

Com início marcado para as 17h30,  no próximo dia 14, o encontro começa com a comunicação de abertura do bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, e a análise dos desafios que a era pós-pandemia coloca à comunicação, com a intervenção de D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Socais, e a intervenção de quatro jornalistas.

O tema que o Papa Francisco aborda na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que desafia os media a sair das redações para ir ao encontro do quotidiano das pessoas, vai ser analisado por Miguel Domingues, jornalista do Algarve que trabalha na SIC, Olímpia Mairos, correspondente da Renascença no Nordeste Transmontano, Lília Almeida, da Antena 1 Açores, e o padre Francisco Barbeira, diretor do jornal “A Guarda”.

O painel sobre o tema da comunicação encerra com a intervenção da diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Socais, Isabel Figueiredo.

A sessão moderada por Luís Lima Santos, da equipa da Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve, continua com a análise dos desafios da era pós-pandemia no setor do turismo, com moderação de Elisabete Rodrigues, jornalista do ‘Sul Informação’

O debate vai contar com a participação de  Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo do Algarve, e Margarida Franca, membro da equipa da Obra Nacional da Pastoral do Turismo.

A apresentação da nova equipa da ONPT é antecedida pela entrega de uma lembrança à direção cessante e termina com a intervenção do novo diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, padre Miguel Neto, da Diocese do Algarve.

A sessão encerra com uma comunicação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do presidente da Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina.

A sessão vai decorrer no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé (Algarve), e por videoconferência.

PR