POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem (25 jun)


A Reitoria do Santuário e a Confraria do Monte da Virgem Imaculada promovem a celebração da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, no próximo dia 25 de junho.

Nessa data, celebram-se 116 anos da bênção da primeira pedra do Monumento à Imaculada, ocorrendo a primeira peregrinação, presidida pelo Venerável D. António Barroso, Bispo do Porto. De acordo com o Pe. Luís Gonçalves da Rocha, fundador do Santuário, a Comissão Promotora do Santuário, após uma reação inicial negativa, recebeu o acolhimento, apoio e bênção de D. António Barroso.

 

 

Assim, na tarde de 25 de junho de 1905, saiu da Igreja Matriz de Oliveira do Douro a peregrinação em direção ao Monte da Virgem. Participaram as paróquias vizinhas, com os seus párocos, bandeiras, confrarias, irmandades. Do Porto, de Gaia, de Gondomar, de Santa Maria da Feira, movimentos e organismos laicais, de espiritualidade mariana, e muitos cristãos, uniram-se ao seu Bispo. Toda a peregrinação mobilizou um grande entusiasmo! O auto da bênção e lançamento da primeira pedra, afirmava:

«Em nome do Senhor. Ámen. No dia 25 de junho, do ano de 1905 do Nascimento de Nossa Senhor Jesus Cristo, segundo ano do Pontificado do Santo Padre Pio X, e quinquagésimo primeiro da definição do dogma da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, reinando D. Carlos I, Rei de Portugal e dos Algarves, Eu, D. António José de Sousa Barroso, Bispo desta Diocese do Porto, coloquei esta pedra do Monumento e Santuário da Bem-aventurada e Imaculada Virgem Maria, erigido neste Monte Grande, hoje chamado Monte da Virgem, com esmolas dos fiéis, em memória da Definição Dogmática. Em testemunho deste facto assinei pela minha mão o presente documento, no ano e dia acima referidos.»

Refere o Pe. Luís Gonçalves Pinho da Rocha, no seu livro «O Monte da Virgem: as minhas recordações», que estiveram presentes cerca de cem mil pessoas. Pode-se afirmar que este primeiro ato oficial constitui o início duma grande peregrinação ao Monte da Virgem ao longo dos tempos. O Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada nasceu com esse propósito de concretizar e ser sinal da grande devoção mariana dos diocesanos do Porto, de ser «a casa da Mãe na Diocese da Virgem».

O Santuário promove então a celebração da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, celebrando os 116 anos dessa primeira peregrinação e bênção da primeira pedra do Monumento à Imaculada Conceição.

Programa:

  • 8.30h Missa
  • 10.15h Terço
  • 11h Missa Solene presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto
  • 16h Terço, Bênção do Santíssimo Sacramento, Missa

(inf: Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada)