Porto, 4 de janeiro de 2023
Aos Sacerdotes e Diáconos e aos responsáveis dos Secretariados, Movimentos e Obras.
A nossa Diocese do Porto está fortemente empenhada na erradicação de todo e qualquer género de abusos cometidos sobre menores e frágeis, concretamente de natureza sexual. Queremos fazer desta uma “Diocese segura”, para que os pais confiem os seus filhos, crianças e adolescentes, sem qualquer reserva ou temor.
Sabemos que, para isso, a via mais eficaz é a formação dos agentes pastorais, quer para se evitarem comportamentos inadequados, quer para ajudar os menores na sua própria autodefesa. Esta é uma tarefa de toda a comunidade, mas a começar pelos agentes pastorais que mais lidam com este grupo etário.
Neste sentido, convido-a/o a participar em alguma das seguintes ações de formação, realizadas sempre entre as 9h30 e as 12h30: no dia 21 de janeiro, no Centro Pastoral de Oliveira do Douro – Vila Nova de Gaia (Alameda de Santa Eulália, por trás da Igreja Matriz); no dia 28 de janeiro, no Centro Pastoral de Paredes (Rua D. Afonso Henriques, 45). Não é necessária inscrição. Basta aparecer e participar.
Solicito aos Párocos e Capelães o favor de divulgar esta ação de formação junto dos organismos paroquiais e aos responsáveis pelos Secretariados, Movimentos e Obras, nos setores que lhes estão afetos.
Aproveito para apresentar cordiais cumprimentos, expressão da mais elevada estima. E formular votos de um ano abençoado e feliz.
+ Manuel LINDA
Bispo do Porto